Artigo Estudos de Caso

Sistema de tratamento de esgoto descentralizado: Estudo de Caso em Paliouri, Grécia

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Sistemas descentralizados de abastecimento, tratamento e reuso de água

Grécia

Chalkidili Peninsula()

O Miraggio Thermal Spa Resort está localizado em uma pequena vila grega denominada Paliouri. Na Grécia não há sistema municipal de tratamento de efluentes, devendo, então, investidores de grandes complexos hoteleiros buscarem por sistemas descentralizados de tratamento de esgoto. O Resort buscou uma solução onde pudesse coletar, tratar e reutilizar o efluente tratado. Além disso, a solução não deveria apresentar, em seu resultado, odor e/ou ruídos. Este exemplo é uma excelente referência de solução para os resorts instalados na praias do litoral brasileiro.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Investidores do Resort. O custo aproximado foi de $780,000 dólares americanos.

Desafios

  • Sistema descentralizado permitiu a instalação de um Resort Luxuoso em local onde não existia sistema de tratamento algum, gerando ganhos ambientais, econômicos e sociais para o local.

Contexto

O Miraggio Thermal Spa Resort é um oásis luxuoso, na península Greta de Chalkidili. Ele foi inaugurado em 2016, com a capacidade de 300 quartos (cada um com possibilidade de hospedar quatro pessoas), quatro restaurantes e seis bares. O Resort oferece uma série de atrações, incluindo quadras de esporte, parque aquático, passeios a cavalo, campo de golf e o maior spa localizado na Grécia. Durante a instalação do Resort, os investidores se depararam com a ausência de suporte do local para tratamento de esgoto, devido principalmente à topografia da área. O volume de esgoto produzido por dia é de 240 m3/d, volume equivalente a uma cidade de 10000 habitantes, considerando uma produção 40 L/hab/dia. O tratamento de esgoto necessitava reduzir a DBO para 10 mg/L, Sólidos Totais em Suspensão de 2 mg/L e no máximo 5 UFC/ml de E coli.