Estudos
Sistema de tratamento de esgoto descentralizado: Estudo de Caso em Paliouri, Grécia
Saneamento Ambiental - ÁGUA
Sistemas descentralizados de abastecimento, tratamento e reuso de água
Grécia
Chalkidili Peninsula()
Metodologia
Foi adotado um sistema de tratamento de efluentes aeróbico/anaeróbico com desinfecção baseado em instalação de fossas sépticas com recirculação de lodo, tratamento secundário através de um filtro biológico com meio filtrante fixo terciário com polimento final por um filtro de areia, seguido por cloração. O efluente tratado é utilizado para irrigação paisagística. O principal processo de tratamento consiste no denominado AdvanTex, o qual é formado por um meio têxtil não saturado. Este sistema usa baixa voltagem de sopradores de ar no meio filtrante, o que providencia oxigênio suficiente para digestão aeróbica. As bombas utilizadas de baixa potência são operadas de forma intermitente, controladas automaticamente por um sofisticado sistema que permite o controle da taxa de recirculação bem como o funcionamento das bombas, baseadas no taxa de esgoto diária, ou seja, permite que seja automaticamente controlada para o número de hóspedes do hotel.
Implementação
Atores
Investidores do Resort
Institucional/Privada
Comunidade da Península de Chalkidiki
Comunitária/Grassroots (de baixo para cima)
Governança
Investidores foram obrigados a buscar solução descentralizada de tratamento de efluente que possuísse menor impacto visual e ambiental para o Resort.
Público-alvo
Hóspedes do Resort e Comunidade da Península Grega de Chalkidiki.
Elementos de Replicabilidade
Esta solução é um ótimo exemplo para resorts, hotéis, pousadas e condomínios localizados próximos a áreas de preservação permanente. O valor de sua implantação pode parecer elevado, porém, a solução pode ser adaptada para realidade brasileira.
Compartilhe: