Artigo Estudos de Caso

Sistema de tratamento de esgoto para área rural em Israel

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Sistemas descentralizados de abastecimento, tratamento e reuso de água

Israel

Northern District()

Metodologia

De acordo com Fluente (2017), para a solução adotada, foi instalado um sistema de biofiltro de membranas aeradas com capacidade de vazão de 125 m3/dia de esgoto proveniente das instalações das fazendas leiteiras e, também, de origem doméstica. Este sistema possui uma elevada taxa de remoção de DBO de entrada 600 mg/L e a DBO de saída 35 mg/L, SST entrada 670 mg/L e SST saída 30 mg/L, Amônia de entrada 112 mg/L e Amônia de Saída 50 mg/L. O sistema terminou de ser instalado em 2016, começando a operar em setembro do mesmo ano.

Implementação

Atores

Comunidade rural

Comunitária/Grassroots (de baixo para cima)

Proprietários de fazendas leiteiras

Multi-Stakeholders

Governança

A comunidade de Hayogev em Jezreel Valley precisava trocar o sistema antigo de tratamento de esgoto por um mais eficiente, passível de ampliação e com limitação de espaço para instalação, e, acima de tudo, produzir um efluente tratado que atendesse à legislação local e fosse capaz de ser utilizado para reuso.

Público-alvo

Comunidade de Jezreel Valley e fazendas leiteiras que foram capazes de utilizar o efluente tratado na irrigação de pastos.

Elementos de Replicabilidade

Solução passível de ser utilizada no Brasil e, como não existe patente da solução, esta pode ser desenvolvida e adaptada à realidade brasileira.