Artigo Estudos de Caso

Sistema Reflux para aproveitamento de água cinza em Caixas do Sul, Rio Grande do Sul

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Sistemas inovadores de reuso da água

Brasil

Rio Grande do Sul(RS)

Fatores de Sucesso

Sociais

Com a instalação do sistema Reflux, o consumidor enxerga seu papel no viés da sustentabilidade, deixa de consumir a água tratada e oportuniza o acesso a mais pessoas. Num cenário de redução do consumismo, a tendência é que os produtos sejam compartilhados ou ainda emprestados temporariamente para uso, por isso, um requisito para ampliação de resultado pode ser a criação de um Sistema Produto Serviço (PSS) para esta solução.

Ambientais

O principal fator é o uso responsável da água tratada, causando um efeito positivo nos reservatórios da cidade ao minimizar o impacto ambiental: o produto proporciona uma redução no consumo de água tratada no volume de, aproximadamente, 5 mil metros cúbicos por mês.

Econômicos

O resultado desta redução resulta numa economia em toda a cadeia de tratamento e distribuição da água em Caxias do Sul. Para que os ganhos ambientais e econômicos sejam ampliados, pode ser adequada a formação de uma Parceria Público-Privada (PPP) com concessionárias de água, empresas de comercialização e prefeituras.

Fatores de Fracasso

Não houve situação de fracasso que mereça registro até o momento.

Fatores de Risco

Podem ser considerados fatores de risco a falta de canais de vendas do produto, insuficiência de informações técnicas e ausência de argumentos que possam auxiliar na tomada de decisão do potencial comprador do sistema. Ademais, vale destacar eventual desinteresse das pessoas em engajarem-se para a cultura do reúso de águas cinzas.