Artigo Estudos de Caso

Talher Biodegradável de Caroço de Abacate

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Aproveitamento de resíduos para o desenvolvimento de produtos biodegradáveis

México

Nuevo León()

A empresa mexicana Biofase desenvolveu uma tecnologia exclusiva para transformar caroços de abacate em produtos como canudos, talheres e embalagens. A matéria-prima possui vantagem competitiva pois é extraída do resíduo alimentar e não do alimento.

Custo para Implementação

Até cinco mil reais

Uma caixa com 2.000 grânulos de caroço de abacate tem um custo de 529 pesos (cerca de 102 reais), enquanto o plástico similar é comprado de 200 pesos (cerca de 38 reais).

Desafios

  • A solução contribui para minimizar os grandes volumes de resíduos sólidos descartados em aterros sanitários.

Motivação

Devido à grande oferta do resíduo, num país onde culturalmente se consome muito abacate, o problema do grande volume descartado despertou uma oportunidade local. Além disso, a solução é vantajosa e pode inspirar outras regiões que possuem resíduos agrícolas a minimizar os grandes volumes descartados em aterros sanitários.

Contexto

Segundo o Serviço Nacional de Saúde, Segurança Alimentar e Qualidade Agrícola, o México é o maior produtor mundial de abacates, somente em 2017 produziu quase 2 milhões. Num país onde o consumo de abacate é enorme, 50% do consumo mundial da fruta, a utilização do caroço que é um resíduo agroindustrial, orgânico com propriedade ímpares, transformando uma oferta em oportunidade de negócio e produtos sustentáveis.