Artigo Estudos de Caso

Verdejar Socioambiental – Serra da Misericórdia, Complexo do Alemão, Rio de Janeiro

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Reflorestamento de encostas em áreas urbanas

Brasil

Rio de Janeiro(RJ)

Resultados e Impactos

Transformação da paisagem degradada em paisagem produtiva e regenerada com árvores. Apropriação da área pela população local. Proteção de importante área verde e florestada que oferece múltiplos serviços ecossistêmicos para a região. Educação ecológica e transformação de muitos moradores que mudaram de vida com o engajamento na recuperação e proteção da área. Resistência social dentro de uma das mais violentas áreas da cidade do Rio de Janeiro. Possibilitar o contato das pessoas com a natureza. Promoção de eventos culturais e artísticos que atraem mais pessoas, incluindo e evento noturno para assistir a lua cheia do alto do morro. A agroecologia foi o motor do processo ao longo dos anos, com o emprego de conceitos de permacultura fizeram uma transformação da paisagem degradada para torná-la em um fragmento de mata regenerada, conciliando com a produção de alimentos. Contribuem para que a população de baixa renda tenha acesso a alimentos saudáveis, e compreendam que fazem parte de um sistema com a recriação de ciclos naturais, e evitando o desperdício de recursos e energia. As ações são locais e articuladas com outras organizações de baixo-para-cima, com visão sistêmica dos complexos desafios atuais.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

Não foram identificados.

Fatores de Risco

Escassez de recursos financeiros. Estar localizada em uma área de risco de segurança pública. Já sofreu várias ameaças de grupos econômicos e políticos interessados em ocupar a área.

Lições aprendidas

O engajamento dos moradores é essencial em todo o processo de desenvolvimento das transformações ecológicas e sociais que ocorreram na área. Continuidade nas lideranças que têm os mesmos objetivos desde sua concepção há mais de 2 décadas. É possível transformar paisagens degradadas com o engajamento das pessoas e conhecimento técnico, e também com contribuição de acadêmicos que têm conhecimento científico. É fundamental se articular com outros coletivos que tenham sinergia para conseguir alcançar resultados. É preciso habilidade política e capacidade de articulação rápida para resistir a surpresas indesejáveis que podem acontecer por interesses de grupos mais poderosos. O reflorestamento de áreas degradadas com sistema agroflorestal, empregando espécies nativas e frutíferas, é rápido por conta do clima tropical. A estabilização de encosta, melhoria do microclima e da qualidade de vida dos moradores contribui para que a própria população local passasse a proteger a área contra invasões.