Estudos
Yellow - Patinetes - São Paulo - Brasil
Mobilidade
Sistema de aluguel de patinetes elétricas
Brasil
São Paulo(SP)
Serviço de aluguel de patinetes elétricos oferecido em São Paulo pela Yellow Soluções de Mobilidade. O destravamento é feito pelo aplicativo escaneando um QR Code. É um serviço que não usa estação e os patinetes são desbloqueados e devolvidos de dentro da área de atuação do serviço. A cobrança é feita por tempo de uso, com uma tarifa fixa para o desbloqueio e o restante sendo cobrado por minuto utilizado. Para o uso, é necessário ter em carteira (virtual) o valor mínimo da tarifa para fazer o desbloqueio que, no caso dos patinetes, é R$ 10.
Custo para Implementação
Informação não disponível
A Yellow teve investimento de US$ 30 milhões de cada sócio, recebendo investimentos na ordem de US$ 9 milhões em um capital dos fundos Monashees e Grishin, do bilionário russo Dmitry Grishin. Para uma startup de estágio inicial, ela recebeu um dos maiores investimentos já feitos na América Latina. Após a fusão com a Grin, dando criação à Grow, foram recebidos US$ 150 milhões em uma linha de financiamento adicional.
Desafios
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O serviço de aluguel de patinetes permite que o usuário consiga maior capilaridade de acesso à cidade através de um meio de transporte prático, enxuto e que, embora não recomendável, também pode ser usado em calçadas, permitindo-o alternativas de rotas nem sempre permitidas aos veículos motorizados.
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Os patinetes têm motor com zero emissão de gases poluentes.
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Além de contribuir para desenvolver um novo nicho de mercado, o patinete é um produto potencialmente estratégico para a utilização de matérias-primas que podem vir a ser reaproveitadas para outros fins, como plástico, alumínio e madeira, além de seus componentes eletrônicos.
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O uso de patinetes como meio de transporte reconfigura as relações sociais e espaciais das cidades através da promoção de um novo estilo de vida que "humaniza" a dinâmica de deslocamentos, assim como permite maior interação do usuário com o espaço à sua volta.
Contexto
São Paulo é a maior metrópole da América Latina e enfrenta enormes desafios urbanos. Como em todas as grandes cidades da região, os problemas de mobilidade urbana que atingem seus quase 20 milhões de habitantes se acumularam nos últimos anos. O trânsito é um conhecido aspecto negativo da cidade e seus enormes congestionamentos ganham as manchetes diariamente. Pesquisa de Monitoração da Fluizes, elaborada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), aponta que no pico da manhã (das 7h às 10h), a velocidade média em percursos no sentido bairro-centro era de 18,4 km/h, em 2013 (LOPES, 2016). Essa situação foi agravada pelo modelo de investimento recente, marcado pela retomada do investimento em sistema viário e na reafirmação do modelo histórico de anéis perimetrais e de "rodovias urbanas" (ROLNIK; KLINTOWITZ, 2011). O tema da mobilidade urbana é central na pauta pública da metrópole, o que inclui a busca por soluções sustentáveis e alternativas ao modelo centrado no automóvel particular.
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