CGEE participa do Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades apresentando o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis

11/08/2023


Atualizado em 11/08/2023  |  por Equipe OICS

 

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) concluiu, hoje (7), a sua participação no Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, realizado em Belém (PA). O Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics) da instituição foi um dos temas apresentados durante a Sessão VII: Ações do CITinova I para apoio à implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas em âmbito nacional. O projeto é uma plataforma colaborativa que mapeia e divulga soluções urbanas inovadoras em território nacional, contextualizando-as por meio de tipologias de cidades-regiões.

A coordenadora do projeto, Raiza Fraga, apresentou algumas das soluções e modelos replicáveis de alternativas sustentáveis para desafios urbanos, além de estudos de caso realizados pelo Oics. Durante a exposição, ela explicou a funcionalidade do mapa interativo do observatório, que caracteriza o território por meio de indicadores temáticos e localiza os estudos de caso realizados. "O mapa está em constante evolução e faz parte de nossa estratégia para fornecer informações claras aos tomadores de decisão, mostrando onde essas soluções podem ser implementadas", afirmou. 

A coordenadora destacou, ainda, a elaboração das publicações do Oics, resultado de um trabalho conjunto com especialistas e oficinas de discussão sobre os resultados. "Trabalhar com conhecimento exige várias versões. Nós encerraremos o projeto com 17 publicações que trazem informações resumidas para os tomadores de decisão, construídas com várias mãos", disse.

O Oics atua como um braço do conhecimento, da ciência e inovação brasileira, estabelecendo uma conexão direta com o gestor público e proporcionando uma mobilização eficiente para a implementação das soluções propostas. Durante o evento, foi destacado o ciclo de formações do projeto, que visa capacitar gestores e técnicos interessados em trabalhar com as ferramentas do observatório. 

A iniciativa lançou uma capacitação em julho, que contou com mais de 200 inscritos, e planeja lançar mais dois cursos em agosto. Durante a sua palestra, a coordenadora agradeceu a parceria com a Rede para Desenvolvimento Urbano Sustentável (ReDUS), destacando o interesse demonstrado por um público específico nas ferramentas oferecidas pelo projeto.

Para concluir, Fraga divulgou os impressionantes resultados alcançados pelo observatório: 295 soluções identificadas, 462 estudos de caso realizados, 18 tipologias de caracterização do território, 63 eventos promovidos e 17 publicações produzidas. Ela agradeceu a todos os participantes do projeto, destacando que o sucesso obtido foi fruto do trabalho conjunto e colaborativo de muitas pessoas. “Se chegamos até aqui foi pelo trabalho de muita gente”, afirmou.