Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades é realizado em Belém

04/08/2023


Atualizado em 04/08/2023  |  por Equipe OICS

 

Nos próximos dias 6 e 7 de agosto, acontecerá em Belém (PA) a segunda edição do Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), realizada pelo CITinova - um projeto multilateral do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com apoio do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), implementação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), e executado em parceria com Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries) e Porto Digital, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e Secretaria do Meio Ambiente (Sema/GDF).

O Fórum contará com a presença de gestores públicos, organizações da sociedade civil, setor privado e academia, reunidos para o lançamento do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades 2023 (IDSC-BR), para a apresentação das principais entregas do CITinova I e para o lançamento do CITinova II - que promoverá o Planejamento Metropolitano Integrado e investimentos em tecnologia urbana inovadora nas Regiões Metropolitanas de Belém (PA), e de Florianópolis (SC), e na Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina. No dia 6/8, estão confirmadas as presenças de Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do embaixador Rui Barbosa, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e de Gustavo Mañez, Representante do Programa de Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) no Brasil. 

O Fórum está inserido nos Diálogos Amazônicos, uma série de encontros da sociedade civil organizada com o objetivo de formular novas estratégias para a região amazônica. O Diálogos Amazônicos precederá a programação da Cúpula da Amazônia, que se estenderá até 9 de agosto, em Belém (PA), com os resultados do Fórum sendo apresentados por representantes da sociedade civil aos líderes reunidos na Cúpula.

A programação do Fórum contemplará nove sessões distribuídas em dois dias. No dia 6 de agosto (domingo), das 15h às 17h, e no dia 7 (segunda-feira), das 9h às 18h; o encontro ocorrerá no Palacete Faciola (Av. Nª Sra. de Nazaré, 138 – Nazaré) e proporcionará um ambiente para intercâmbio e diálogos sobre estratégias e ações que impulsionem o desenvolvimento sustentável nas cidades brasileiras.

 

O Projeto CITinova I promoveu uma série de ações em Brasília (DF) e Recife (PE), e apoiou também o desenvolvimento da Plataforma Cidades Sustentáveis e do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (OICS)

 

Fonte: PCS