Missão Técnica Virtual apresenta soluções inovadoras em cidade de médio porte no Centro-Oeste

Atualizado em 10/02/2023  |  por Equipe OICS

Pensar em alternativas sustentáveis é um desafio que exige inovação, empenho e criatividade em qualquer lugar do mundo. Em um país tão vasto e cheio de especificidades regionais como o Brasil, essa provocação se confirma. Por isso, precisamos buscar novas soluções em temáticas essenciais como: ambiente construído, energia, mobilidade, saneamento (água e resíduos sólidos), além da soluções baseadas na natureza (SbN).

 

Nesse contexto, como conciliar o desenvolvimento urbano com a natureza, respeitando as particularidades do ecossistema e construir um ambiente mais inclusivo e sustentável? O diálogo entre os setores públicos e privados, a disseminação de soluções transformadoras e a motivação de cada vez mais pessoas a se engajarem em um tema tão urgente são alguns dos caminhos para alcançar um planejamento que integre a construção de cidades possíveis e que se adequem às demandas da população e às da natureza. São esses, em resumo, alguns dos objetivos do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (OICS).

 

O papel do OICS é articular gestores públicos, sociedade civil, empresas e academia em prol da agenda urbana, cocriando alternativas para a transição das cidades rumo à sustentabilidade e ampliando o alcance de ações inteligentes que tem o poder de transformar – independente de prazos ou escalas -– a realidade futura dos municípios e das pessoas com soluções que podem ser replicadas e adaptadas ao cotidiano de diferentes lugares.

 

Mas não é preciso ir muito longe nem pensar em cidades futurísticas para descobrir que estas soluções são viáveis e trazem incontáveis vantagens para a qualidade de vida da população: as iniciativas estão bem mais próximas do que imaginamos.

 

No Planalto Central Brasileiro, a 125 km do Distrito Federal, a cidade de Anápolis, em Goiás, possui pouco menos de 400 mil habitantes e diversas iniciativas do poder público e empresariais que apontam que a sustentabilidade é um caminho transformador e rentável. Por isso, convidamos você a conhecer Anápolis e se inspirar nas iniciativas relacionadas à energia, água, resíduos sólidos, ambiente construído e soluções baseadas na natureza, que estão  levando consciência e desenvolvimento ambiental, cultural e social para o cerrado goiano.

 

Navegue na página e conheça a Missão Técnica Virtual que apresenta soluções inovadoras aplicadas na cidade de Anápolis e as possibilidades de aplicação dessas iniciativas em outros contextos!

 

Clique aqui e conheça a Missão Técnica

Clique aqui e assista o Mini-Doc sobre as soluções inovadoras apresentadas na Missão

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Outros conteúdos

Nenhum conteúdo encontrado.