Oics do CGEE participará da iniciativa Circuito Urbano

11/10/2023


Atualizado em 11/10/2023  |  por Equipe OICS

 

O Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics), do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), participará de três eventos do Outubro Urbano 2023, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) Habitat que estimula atividades para debater como melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas e que chega a sua sexta edição neste ano.

A primeira atividade será uma participação do observatório no webinar "Conquista sustentável e resiliente: diálogos para um planejamento urbano integrado", organizado pelo Núcleo de Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (BA). Previsto para às 9h do dia 17/10, o painel tem como objetivo fortalecer o debate público sobre a necessidade de implementar um planejamento moderno e interligado à criação de cidades sustentáveis alinhadas à construção de políticas públicas.

No dia seguinte, às 10h, haverá o webinar "Vitacidades - Codesenhos de futuros urbanos", organizado pelo CGEE. Com o objetivo de apresentar o guia homônimo, serão apresentados: um resgate dos relatórios e dados do quadro compreensivo dos riscos que suportam a análise de crises; uma exposição guiada à proposta e a caracterização das vitacidades; e um exercício de aplicação voltado à orquestração do Banco de Soluções do Oics. O evento contará, ainda, com a presença do diretor-presidente do CGEE, Fernando Rizzo, e da líder do observatório, Raiza Fraga. A transmissão online do evento será pelo canal do YouTube do CGEE.

Para concluir, no dia 31/10, às 9h, durante o Dia Mundial das Cidades, haverá um seminário sobre Soluções Baseadas na Natureza (SbN) no Estado do Rio de Janeiro. Promovido pela Assessoria Especial de Cidades Resilientes da Subsecretaria de Mudanças do Clima e Conservação da Biodiversidade (Subclim) da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade (Seas) do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o encontro contará com três mesas de palestrantes. A líder do Oics participará da primeira mesa e apresentará o Catálogo Brasileiro de SbN.

Sobre o Outubro Urbano e o Circuito Urbano 2023

Anualmente, em outubro, a ONU-Habitat estimula atividades que debatem como melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas, tornando esse mês globalmente conhecido como Outubro Urbano. Este período se inicia no Dia Mundial do Habitat, que ocorre na primeira segunda-feira do mês, e se encerra no Dia Mundial das Cidades, celebrado no último dia do mês. Em 2023, os temas dos dias Mundial do Habitat e Mundial das Cidades são "Economias urbanas resilientes: cidades como motores de crescimento e recuperação", para o Dia Mundial do Habitat e "Financiando um futuro urbano sustentável para todas as pessoas", respectivamente.

Com o objetivo de promover o debate sobre os temas do Outubro Urbano, o escritório da ONU-Habitat no Brasil criou, em 2018, o Circuito Urbano, uma iniciativa que visa dar apoio institucional a eventos nacionais nessas temáticas. A sexta edição do Circuito Urbano será centrada no tema "Investindo em futuros urbanos: cooperação para resiliência do Sul Global" e os eventos poderão ser relacionados a quatro linhas temáticas: Planejamento urbano integrado; Financiamento e investimento; Inclusão social e econômica; e economia circular.