OICS participa da 75ª Reunião Anual da SBPC

02/08/2023


Atualizado em 02/08/2023  |  por Equipe OICS

 

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participou da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. Como parte da programação, o Centro realizou, no dia 26, a palestra "CGEE - Antecipando o futuro, contribuindo com o desenvolvimento do Brasil", onde apresentou os observatórios de Ciência, Tecnologia e Inovação (Octi); de Bioeconomia (OBio); de Tecnologias Espaciais (OTE); e de Cidades Sustentáveis (Oics).

O debate foi organizado durante a ExpoT&C - uma mostra de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) - que acontece no âmbito da Reunião Anual da SBPC, cujo tema central da edição de 2023 é “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”.

Na abertura do evento, o diretor-presidente do CGEE, Fernando Rizzo, apresentou a instituição e destacou a relevância de seus estudos prospectivos. “Desde a sua criação em 2001, o CGEE tem sido um motor de avaliações e estudos que têm influenciado diversas decisões governamentais.” Ele destacou a importância dos observatórios, uma atividade contínua do Centro, que acompanha de forma inovadora temas estratégicos para o país.

A líder do Octi, Adriana Badaró, deu continuidade à palestra apresentando a principal missão do observatório. O projeto é responsável pelo monitoramento de indicadores e da produção científica, tecnológica e de inovação no Brasil e no mundo. Para isso, o observatório está estruturado em dois eixos principais de monitoramento contínuo: panoramas e indicadores.

Em seguida, foi a vez da assessora técnica, Daniella Fartes, do OBio, explicar o conceito de bioeconomia adotado pela instituição. Ela destacou que a bioeconomia compreende toda atividade que utiliza bioprocessos e bioprodutos em prol de um desenvolvimento mais sustentável. Além disso, apresentou a missão do observatório, que é apoiar o desenvolvimento da bioeconomia brasileira, fornecendo inteligência estratégica para subsidiar políticas públicas e questões acadêmicas e empresariais.

Por sua vez, o coordenador do Observatório de Tecnologias Espaciais (OTE), Thyrso Villela, aproveitou a oportunidade para explicar o objetivo de seu projeto e a importância do tema espacial para o país. Ele destacou que o CGEE se envolve em temas estratégicos para o País e a área espacial é uma delas.

Para concluir as apresentações dos observatórios, a coordenadora do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics), Raiza Fraga, explicou a importância dessa plataforma de mapeamento e divulgação de soluções urbanas e inovadoras. Desenvolvido em parceria com outras instituições, o Oics tem sido fruto de um trabalho de cinco anos do CGEE.

A plataforma oferece um banco de soluções e estudos de casos em temas que abordam os desafios urbanos enfrentados atualmente. Raiza divulgou o banco de soluções e indicadores de desempenho, resultado do trabalho conjunto de 30 pesquisadores de instituições como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A coordenadora reforçou que os mapeamentos realizados pelo observatório não têm um ponto final, pois sempre há novas iniciativas a serem aplicadas nas cidades. Essa constante articulação de forças na ciência permite transformar as informações produzidas em qualidade para tomadas de decisão. Fraga divulgou que a próxima etapa do trabalho do observatório vai abrir espaço para que instituições e pesquisadores contribuam com soluções e identifiquem os caminhos possíveis para a sustentabilidade urbana.

A presença do Centro e a apresentação dos observatórios foram uma oportunidade de compartilhar conhecimentos, reforçando o compromisso da instituição em contribuir para o desenvolvimento do Brasil por meio da CT&I.

O webinar do CGEE na 75ª Reunião Anual da SBPC foi registrado na íntegra no YouTube e pode ser acessado através deste link.