OICS/CGEE realizará ‘Ciclo de Formação OICS: sustentabilidade e inovação para gestão e planejamento de cidades’

27/06/2023


Atualizado em 27/06/2023  |  por Equipe OICS

Com o objetivo de capacitar gestores públicos na utilização de ferramentas para atenção das necessidades de seus municípios em desenvolvimento urbano sustentável, o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (OICS) do CGEE realizá, entre os dias 5 e 7 de julho, o primeiro curso do ‘Ciclo de Formação OICS: sustentabilidade e inovação para gestão e planejamento de cuidados’, o curso “Treinamento em ferramentas e soluções para Cidades Sustentáveis”. Todo o curso acontecerá através do espaço virtual de formação ‘ReDUS Iniciativas - OICS’ e contará com a emissão de certificado em cada etapa de capacitação.

Tem como público principal gestores públicos de municípios brasileiros, técnicos de consórcios públicos municipais e assessores de entidades municipalistas; assim como todos profissionais atuam com gestão municipal, atuais e futuros participantes da ReDUS. O Ciclo é composto por três etapas complementares: (1) Treinamento em ferramentas e soluções para Cidades Sustentáveis; (2) Navegação avançada OICS - Conhecimento Territorial, Estatístico e Dinâmico para Cidades Sustentáveis; e (3) Vitacidades: codesenho de futuros urbanos.

Na primeira etapa, o objetivo é apresentar a plataforma através de guias e aulas demonstrativas de utilização, orientações para acesso e replicação de soluções e da socialização dos manuais de utilização das ferramentas. O estudo e os debates se desenvolverão com base na utilização dos banco de soluções e casos; e da introdução ao mapa interativo e painéis dinâmicos, assim como o desenvolvimento de missões virtuais e estudos de caso, para atenção às necessidades de gestão e planejamento das prefeituras brasileiras. Os cursistas também contarão com fóruns de discussão e retirada de dúvidas online, enquetes de teste de utilização e estudo de casos simulando a elaboração de ferramentas de planejamento.

A segunda etapa tem foco no aprofundamento da utilização da ferramenta OICS Mapa Interativo (Soluções e Tipologias) e ocorrerá de forma assíncrona, conforme a disponibilidade do estudante, apoiada por material de educação à distância estruturado e didático. Ao tratar desta ferramenta de sistema de informação geográfica em web, que é uma forma de agregar informação à tomada de decisão e em atenção às necessidades de seus municípios em desenvolvimento urbano sustentável, serão retomados os  bancos de soluções e casos aplicados na etapa inicial, conectando-as. Também serão estudadas suas diversas funcionalidades (bot interativo, ferramenta mapa: subir camadas, filtros e regiões) e o uso dos  painéis dinâmicos.

Igualmente de forma assíncrona, visando contemplar a disponibilidade e necessidade de formações complementares dos profissionais, a terceira etapa contará com vídeo aulas  compostas por falas de especialistas sobre conceitos, motivações e caminhos para a utilização das ferramentas no planejamento e gestão das cidades. Nela, os participantes terão acesso a publicações, artigos e manuais sobre o tema; e aos dados brutos utilizados nos estudos de caso da etapa anterior. Além disso, no intento de promover espaços de debates coletivos, será parte da etapa a participação de fóruns cumulativos de discussão e troca de contatos e a resolução de enquetes colaborativas de codesenho de Vitacidade.

Durante todo o Ciclo de Formação os participantes passarão por um processo avaliativo vinculado à aplicação de questionários sobre a viabilidade do uso da plataforma para contribuir no encontro de soluções, fomento de ideias de outras propostas, ou fortalecimento de agendas de desenvolvimento urbano sustentável adequadas às necessidades reais dos municípios em que atuam. Após a conclusão do curso a emissão de certificado será realizada mediante a visualização e download da íntegra de todos os vídeos, materiais de subsídio e a resposta a todas as enquetes e do formulário final 

Para ter acesso aos cursos  e outros materiais, basta acessar o site da Iniciativa OICS na plataforma ReDUS através do endereço: www.redus.org.br/iniciativas/oics. Mais informações também poderão ser obtidas por meio do site e das redes sociais do CGEE.