Retrospectiva OICS 2023: Inovação e Sustentabilidade para o Desenvolvimento Urbano Brasileiro

07/12/2023


Atualizado em 07/12/2023  |  por Equipe OICS

Ao completar cinco anos de atuação, o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (OICS) vem se destacando cada vez mais no cenário do desenvolvimento urbano brasileiro. Em 2023, o OICS consolidou seu papel como catalisador de ideias e ações para cidades sustentáveis, promovendo o diálogo, a capacitação e a propagação de conhecimentos essenciais para o desenvolvimento urbano no Brasil. Neste ano, o seu foco foi a divulgação da iniciativa, bem como a disseminação dos estudos e das pesquisas reunidas pelo Observatório. Para isso, o OICS, juntamente a outros órgãos, participou de diversos eventos que, ao longo do ano, fortaleceram debates sobre a qualidade de vida nas áreas urbanas e contribuíram para soluções inovadoras.

Um marco significativo em 2023 foi o Seminário "Soluções Inovadoras para o Futuro das Cidades", realizado de 16 a 18 de maio, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus (AM). O evento, fruto da parceria entre o OICS, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e o INPA, teve como objetivo capacitar gestores públicos nas funcionalidades do Observatório, promovendo-o como uma ferramenta essencial para o planejamento urbano sustentável.

Outra iniciativa importante foi o treinamento realizado pelo OICS entre os dias 5 e 7 de julho. O curso, realizado virtualmente por meio do espaço virtual de formação ‘ReDUS’, buscou capacitar gestores públicos em ferramentas e soluções para o desenvolvimento urbano sustentável. Emitindo certificados em cada etapa, o treinamento atingiu gestores municipais, técnicos de consórcios públicos e assessores de entidades municipalistas.

O OICS também marcou presença no Circuito Urbano 2023, uma iniciativa da ONU Habitat. Além de ter participado do webinar "Conquista Sustentável e Resiliente" em Vitória da Conquista (BA), o CGEE foi responsável por organizar o webinar "Vitacidades - Codesenhos de Futuros Urbanos". Além disso, também participou do Seminário Estadual sobre Soluções Baseadas na Natureza no Rio de Janeiro, durante o Dia Mundial das Cidades. Esses eventos, junto com muitos outros, ampliaram o alcance do OICS e, com isso, auxiliaram a organizar a construção de um futuro urbano mais resiliente e sustentável para todos.

O OICS:

Desenvolvido no âmbito do projeto CITinova - Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis, financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e liderado pelo Ministério da Tecnologia, Ciência e Informação (MCTI), o OICS realiza um trabalho colaborativo para fornecer subsídios embasados em evidências à tomada de decisões.