Seminário Internacional de SbN apresenta aplicações práticas das Soluções baseadas na Natureza

09/09/2024


Atualizado em 09/09/2024  |  por Equipe OICS

O primeiro dia do 5º Seminário Internacional de Soluções Baseadas na Natureza (SbN) contou com uma série de paineis e uma palestra que exploraram as diversas dimensões das SbN e suas aplicações práticas. O encontro foi realizado no edifício Celso Furtado, em Brasília (DF). A programação foi organizada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em parceria com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); e das Cidades. O evento conta com o apoio da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e da Aliança Bioconexão Urbana. 

O painel intitulado “Experiências em SbN no Brasil - Compartilhar para Multiplicar”, começou com Marlene Reis, arquiteta e urbanista, que apresentou o projeto do Jardim de Chuva no Jabaquara, em São Paulo. Ela destacou a abordagem co-participativa adotada para redesenhar o ecossistema urbano, destacando a importância da colaboração comunitária no processo. Por sua vez, a assessora técnica sênior da GIZ, Cristiane Borda, abordou o Projeto Vila Mar, detalhando os desafios e as possibilidades de reduzir riscos climáticos por meio das SbNs nas Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) de Salvador (BA). Ela debateu a integração de SbNs em áreas urbanas vulneráveis.

Já a presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplanfor), Larissa Menescal, compartilhou as experiências verdes e azuis de Fortaleza (CE), ressaltando as iniciativas de planejamento urbano que incorporam Soluções baseadas na Natureza. O professor e pesquisador associado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAr), Fernando Periotto, falou sobre a importância e as  multifuncionalidades dos corredores ecológicos urbanos em São Carlos (SP), lembrando como essas áreas contribuem para a resiliência e a sustentabilidade urbana.

Para concluir, a arquiteta e fundadora da Guajava Arquitetura da Paisagem e Urbanismo, Riciane Pombo, apresentou o catálogo de Soluções baseadas na Natureza para espaços livres. O material técnico brasileiro foi elogiado por seu potencial para inspirar práticas globais.

“Justiça Ambiental e Participação Social - A Importância da Governança em Projetos de SbN” foi o tema do painel III, que começou com palestra da coordenadora do Programa Região Oceânica Sustentável-PRO Sustentável, Dionê Matinho Castro, que discutiu a implantação de SbNs e a gestão pública sistêmica em Niterói (RJ). A co-coordenadora dos consórcios Urbinat e Trans-lighthouses, Beatriz Caitana, abordou o papel crucial da co-criação de SbNs na transformação de bairros urbanos de habitação social, destacando a importância da participação comunitária.

O debate contou, ainda, com a participação da diretora-presidente da Agência Recife para Inovação Estratégica (Áries), Mariana Pontes, que explorou o processo desde a ideia até a implementação de Soluções baseadas na Natureza no contexto urbano, enfatizando as estratégias de co-criação.

Para inaugurar o Painel IV, “Soluções Baseadas na Natureza para Adaptação e Resiliência Climática - Perspectivas a Partir do Rio Grande do Sul”, o professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Fabrício Sutili, apresentou casos de sucesso em engenharia natural e Soluções baseadas na Natureza para ambientes fluviais do Rio Grande do Sul, abordando como essas práticas enfrentam eventos climáticos extremos.

O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membro do INCT/SbN, Fernando Magalhães, discutiu os benefícios múltiplos das SbNs para o saneamento ambiental e o papel do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Soluções Baseadas na Natureza (INCT SbN). Durante o painel, o analista ambiental do ICMBio/MMA, Ronaldo Costa, falou sobre a proteção de orlas lacustres e lagunares, defendendo uma mudança paradigmática necessária para a conservação desses locais.

Para quem não conseguiu participar do evento ao vivo, o seminário está disponível no youtube:

1º DIA Seminário Internacional de Soluções baseadas na Natureza  https://www.youtube.com/watch?v=BYviSwWFnA4

2º DIA Seminário Internacional de Soluções baseadas na Natureza  https://www.youtube.com/watch?v=lYe6gD1FE2c