Encontro: Soluções Inovadoras para o Futuro das Cidades

Atualizado em 21/05/2024  |  por Equipe OICS

O Observatório de Inovações para Cidades Sustentáveis (OICS) é uma iniciativa desenvolvida pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) como parte do projeto CITinova, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), para a promoção de sustentabilidade nas cidades brasileiras por meio de tecnologias inovadoras e planejamento urbano integrado.

O OICS atua para acelerar a inovação nas cidades brasileiras e apoiar a tomada de decisão com base em evidências, oferecendo aos gestores públicos brasileiros um banco de soluções para a sustentabilidade urbana. Na plataforma é possível conhecer características centrais de sua implementação e exemplos práticos de sua aplicação. O banco possui informações diretas e resumidas para auxiliar o tomador de decisão, que apoiado pelo sistema de informações geográficas pode levantar dados sobre sua região comparando indicadores para cada um dos temas mapeados.

Realizar um evento de disseminação desse conteúdo na cidade de Manaus foi uma etapa muito importante para a consolidação do trabalho desenvolvido, pois mobilizou um público grande e interessado em novas formas de se pensar a cidade. Manaus é uma cidade de característica nacional muito relevante e a parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) foi essencial para demonstrar que as agendas de ciência, tecnologia e inovação no nosso país estão alinhadas para pensar o Brasil e contribuir para o desenvolvimento sustentável. O INPA é um símbolo importante da ciência brasileira e poder compartilhar esse momento de divulgação do trabalho do OICS com uma instituição que, por natureza, representa a excelência de pesquisa na região norte do país é algo muito válido.

Desde 2001, o CGEE tem sido um motor de avaliações e estudos que têm influenciado diversas decisões governamentais. A atividade contínua dos Observatórios no CGEE acompanha os temas estratégicos para o país. O CGEE é uma instituição destacada na agenda de Ciência, Tecnologia e Inovação pois atua 7 7 em estratégias, planos, avaliações sobretudo olhando o futuro e pautando a construção, pouco a pouco, de uma agenda diferenciada na área de CTI. Os Observatórios conduzidos pelo CGEE são uma demonstração dessa articulação de conhecimentos de forma a gerar informação de qualidade para a tomada de decisão. Porém, não só para áreas muito específicas, mas para um horizonte mais amplo de interessados.

A realização deste evento em Manaus demonstrou que existe espaço para falar de ciência para o dia-a-dia da nossa população, nossa expectativa é que o OICS seja conhecido e acessado ao máximo pela população e por gestores públicos. Porém, o encontro presencial é apenas o início de um processo de divulgação, nossa expectativa é disponibilizar cursos de formação sobre o tema, mobilizando um público cada vez maior na utilização de ferramentas como o OICS, que oferece apoio ao planejamento urbano. Dessa forma, o CGEE contribui para o desenvolvimento de cidades mais resilientes, justas e sustentáveis como um objetivo que perpassa as áreas de ciência, tecnologia e inovação e requer a atuação conjunta de diferentes áreas.

Boa leitura!

Materiais relacionados

Clique aqui para ler o documento.

Acessar

Conteúdo Relacionado

Outros conteúdos

Nenhum conteúdo encontrado.