Artigo Soluções

BENS E SERVIÇOS

Aplicativo para mobilidade assistida

Aplicativo para mobilidade assistida

Mobilidade

Segurança

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

Podemos afirmar que a prática do transporte compartilhado tende a reduzir a quantidade de veículos motorizados nas cidades e, por consequência, as emissões de gases de efeito estufa.


Trata-se de um aplicativo que permite conectar pessoas com 60 anos ou mais, ou ainda com mobilidade reduzida, à prestação de serviços de transporte acompanhado, o que garante mobilidade e segurança para os usuários. A proposta do aplicativo é de conectar as pessoas com mobilidade reduzida à motoristas capacitados, por meio de uma plataforma controlada e segura, auxiliando na garantia da autonomia e mobilidade desta parcela da população, além de trazer tranquilidade para as famílias. Os motoristas capacitados são treinados e qualificados para atender às pessoas desde a entrada de suas casas até a porta do local de destino. Ademais, possui o benefício ambiental de aumentar a lotação de veículos, evitando que parcela desta população idosa opte pelo transporte individual.

Transporte Mobilidade assistida Idosos Segurança Transporte compartilhado

O Problema

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) de 2018, realizada pelo IBGE, houve um aumento de 18% na população de pessoas com 60 anos ou mais nos últimos cinco anos. Em 2017, o Brasil atingiu o número de 30,2 milhões idosos, sendo que a maioria é de mulheres, representando 56% dos idosos. A previsão para 2060 é de que a população brasileira com mais de 65 anos chegue a 58,2 milhões, o que deverá equivaler a 25% da população. Nesta mesma projeção, o Instituto destaca o início da inversão da pirâmide etária, especialmente no Sul e Sudeste, regiões que já possuem uma população com faixa etária mais elevada. O envelhecimento da população brasileira é uma forte tendência e será necessário começar a pensar nas necessidades de serviços e infraestrutura específica para atender a este perfil da população. Muitos idosos não podem mais viver sozinhos, precisam de acompanhantes e não conseguem se movimentar com facilidade. Pelas limitações físicas, não conseguem usar transporte público e muitas vezes não podem mais dirigir. Os idosos acabam enfrentando desafios ligados a falta de mobilidade no seu dia a dia, como dificuldade em ir ao banco, ao médico, mercado, entre outros. Além disso, os problemas de mobilidade enfrentados por esta população pode acabar os isolando.

Estudos de Caso