Artigo Estudos de Caso

O Eu Vô é um aplicativo que conecta o cliente, em geral com mais de 60 anos, a um motorista capacitado e treinado para levar e trazer o cliente, aguardá-lo no local e também acompanhar o cliente em suas tarefas diárias como ir ao médico, ir ao banco, ir ao mercado e até mesmo passear o shopping. O serviço pode ser acionado pelo próprio cliente idoso ou por um familiar. Também foram consideradas as dificuldades de uso de aplicativos; desta forma, o serviço pode ser solicitado por meio de telefone, aplicativos de mensagens ou através do site. As viagens podem ser agendadas para usuários que utilizam bengala, andador, muletas, deficientes visuais e auditivos, e cadeirantes que não necessitam da plataforma de acesso. Ademais, a plataforma inclui usuários acompanhados por cão guia ou qualquer pessoa acima de 60 anos. Não é permitido pagar com dinheiro. No momento do cadastro é adicionado um cartão de crédito, ou ainda, algum familiar pode adquirir um pacote para uso mensal.

Custo para Implementação

Até cinco mil reais

Os valores para a contratação do serviço são variáveis e devem ser checados com a própria empresa.

Desafios

  • Promover e ampliar o acesso à mobilidade nas cidades à parcela idosa da população.

  • A solução contribui para aspectos de segurança no contexto da mobilidade.

Motivação

O aplicativo Eu Vô foi desenvolvido para ajudar os idosos e pessoas com mobilidade reduzida a enfrentar os desafios do dia a dia como ir ao médico, fazer compras, ir à farmácia, mercado e shoppings ou, simplesmente, se deslocar de um lugar a outro em segurança.

Contexto

Em uma sociedade que vem envelhecendo a cada dia, são inúmeros os desafios daqueles em idade avançada. Ninguém imagina a dificuldade de se locomover de um lugar para o outro, de realizar uma tarefa como ir ao banco, de uma simples visita ao médico. Para os idosos, a mobilidade é peça chave e um desafio para o futuro das cidades brasileiras. Em 2060, 25% da população será de idosos (IBGE, 2018). Os mais velhos têm dificuldade de se locomover, problemas de mobilidade e muitas vezes não conseguem utilizar o transporte público. O simples fato de subir as escadas do ônibus pode ser uma limitação. Dirigir os seus próprios carros coloca suas vidas e de outros em risco. A falta de mobilidade acaba gerando o isolamento social. O aplicativo garante a autonomia e a mobilidade dos idosos, especialmente daqueles que precisam ser acompanhados em suas atividades. Além disso, amplia a segurança de todos ao evitar que pessoas com idade avançada dirijam seus próprios carros.