Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
As gramíneas e plantas que fazem parte do projeto aumentam a biodiversidade, captam carbono e diminuem a pegada global, além de contribuir para amenizar as ilhas de calor geradas pelos grandes centros.
A solução é um banheiro público feito de aço e painéis de metal e gramínea no teto, que abrange sistema de coleta, tratamento e reaproveitamento de água da chuva com tanque de armazenamento e filtragem. A água é utilizada para a pia, lavar o banheiro e regar as plantas, minimizando a dependência da água potável. Os banheiros são projetados como um kit de peças para serem fáceis de construir e manter. Inspirados em quiosques, eles possuem aberturas por quase todos os lados e têm porta metálica de correr; possuem uma tela digital integrada protegida com uma lâmina de vidro e metal que pode ser usada para publicidade estática ou digital na parte interna; e estrutura de lâmina de vidro e metal que constitui a parte externa, a qual protege a tecnologia dentro dos elementos e dos visitantes. Os banheiros podem ser de vários tamanhos: uma unidade simples, banheiro duplo simples, banheiro com bancos e árvores ao nível da rua, banheiro duplo com teto cobertura de gramíneas ou plantas. A solução foi projetada com princípios de sustentabilidade e conservação como focos principais; as gramíneas e árvores melhoram o meio ambiente e o inovador sistema de água cinzenta autossustentável minimiza a demanda de água potável, características que contribuem para um desenvolvimento mais sustentável e amenizam o efeito estufa nas grandes cidades. Mais do que isso, as aberturas diminuem a necessidade de iluminação artificial, assim reduzindo o consumo de eletricidade e emissões associadas.
O Problema
O design tornou-se um elemento importante na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Cada vez mais, designers e arquitetos estão desenvolvendo novas maneiras de incorporar elementos verdes em edificações e comodidades públicas, considerando em como torná-los mais sustentáveis, em vez de adicionar comodidades verdes apenas como um extra. Ou seja, buscam-se desenvolver alternativas aos banheiros públicos convencionais, que podem ser caracterizados como: i) intensivos em consumo de água; ii) construção civil baseada em materiais cimentícios (cinza); e iii) consumidores de eletricidade para iluminação do interior.
Compartilhe: