Artigo Estudos de Caso

Banheiro público tecnológico na cidade de São Francisco - EUA

Metodologia

Ambiente Construído

Banheiro público com sistema de reaproveitamento de água e gramíneas na cobertura

Estados Unidos

Califórnia()

Na cidade de São Francisco, Califórnia, o Departamento de Obras Públicas resolveu substituir os banheiros públicos da cidade por um novo projeto que se identificasse melhor com os bairros de São Francisco, de forma escultural e tecnológica. O projeto faz parte de um novo programa de melhorias para substituir o mobiliário urbano existente por tecnologia de ponta e um design mais contemporâneo. O mobiliário urbano também pode servir como estrutura para comunicações públicas, notícias e informações públicas, além de fornecer publicidade que faça o programa ser financeiramente viável. O projeto foi criado pela empresa de arquitetura e engenharia SmithGroupJJR, que venceu o concurso público para o novo design que apresenta banheiros públicos modulares na forma de pods, chamados AmeniTrees. O conceito vencedor consiste em um tubo simples, mas adaptável, com paredes curvas de metal reflexivo e um topo plano que pode conter plantas, arbustos ou até uma árvore. O conceito também preza pela sustentabilidade e conservação, trazendo benefícios ecológicos, conta com um sistema para a coleta, tratamento e reutilização de água pluvial, que inclui tanque de armazenamento, bomba e sistema de filtragem. A água será utilizada na pia para lavar as mãos, na descarga sanitária para lavar as próprias unidades e para regar a vegetação no teto do banheiro, minimizando o uso da água potável pública. O diretor de design da SmithGroupJJR, Bill Katz, assim se manifesta: "Juntos, os variados quiosques e o design de banheiros públicos também contarão uma história de sustentabilidade através do reaproveitamento de água e paisagens nativas". Além de oferecer a funcionalidade de banheiro, inclusive com acessibilidade para PcD, o projeto também prevê espaço para quiosque comercial e os pavilhões esculturais revestidos de metal serão integrados com tecnologia digital para fins publicitários ou educacionais de modo a reforçar, por exemplo, a identidade de um bairro ou distrito, destacar algumas de suas características e atrações exclusivas e transmitir mensagens de agências municipais ao público sobre questões relevantes, eventos e programas da cidade. O banheiro pode ser de quatro tamanhos diferentes: um pavilhão de banheiro com unidade simples ou dupla, pavilhão de bancada dupla, árvore no nível da rua com pavilhão de bancada e pavilhão elevado com topo de árvore. O quiosque de varejo, quando aberto, revela interiores com cores vibrantes que também se adaptam a contextos específicos. Estão previstos a instalação de 25 banheiros públicos e até 114 quiosques em São Francisco a partir de 2021. Desse total, 70 quiosques incluirão monitores digitais, 15 com telas interativas para informações cívicas e 20 com espaços multisserviços para pequenas empresas e serviços. Onze dos 25 banheiros serão supervisionados por atendentes pagos como parte do sistema de geração de empregos da cidade.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Não foi localizada qualquer informação quanto ao investimento e a manutenção dos banheiros e quiosques.

Desafios

  • As gramíneas e plantas que fazem parte do projeto aumentam a biodiversidade, captam carbono e diminuem a pegada global, além de contribuirem para amenizar as ilhas de calor geradas pelos grandes centros.

Motivação

São Francisco é a segunda maior cidade de população desabrigada nos EUA, de acordo com San Francisco Chronicle (2018) e não tem estrutura com banheiros públicos suficientes para todos, se deparando com um sério problema de higiene devido ao excesso de dejetos humanos nas ruas, na sua maioria, em razão do grande número de desabrigados que não dispõem de um local adequado para atender a uma das suas necessidades fisiológicas básicas. Os banheiros também serão cobertos por um telhado verde que aumentará a biodiversidade da cidade e promoverá um microclima refrescante para combater o efeito da ilha de calor urbana da cidade.

Contexto

São Francisco é a quarta cidade mais populosa do estado da Califórnia (censo de 2010). Ocupa a terceira posição das cidades estadunidenses em renda familiar média e a taxa de pobreza é de 12%, segundo o censo de 2009. No entanto, as pessoas sem abrigo têm sido um grande problema na cidade. São Francisco tem uma economia de serviços diversificada, incluindo financeiros, turismo e de alta tecnologia, biotecnologia e pesquisa médica. Na área de educação, tem a segunda maior percentagem de residentes com um diploma universitário, atrás apenas de Seattle (The brainpower of America’s largest cities – 2010). A cidade possui um dos melhores e mais extensivos sistemas de transporte público da costa oeste dos Estados Unidos. É habitada por um grande número de imigrantes da Ásia e da América Latina, sendo que 39% de seus residentes nasceram no exterior (censo de 2009).