Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
Esta solução tem o potencial de contribuir, em longo prazo, com a redução da emissão de GEE ao promover viagens de curta distância através de veículo não poluente. Geralmente, o alcance dos ciclotáxis está entre 2 e 5 quilômetros. Este é o padrão de distância realizado por 60% das viagens em automóveis particulares realizadas em cidades como São Paulo, conforme dados da Pesquisa de Mobilidade da Região Metropolitana de São Paulo (METRÔ DE SÃO PAULO, 2012).
Atualmente, zonas turísticas localizadas em grandes centros vêm passando por diversas transformações. Iniciativas governamentais de renovação urbana têm incutido a necessidade de se remodelar a paisagem dessas zonas em conformidade com melhores práticas de preservação patrimonial. Dentre essas práticas, ações voltadas à busca por meios de transporte sustentáveis estão contidas nesse pacote, a exemplo da restrição de circulação de veículos motorizados em determinado conjunto de logradouros, a fim de qualificar positivamente a ambiência local e estimular o desenvolvimento turístico. Os ciclotáxis são veículos derivados da bicicleta e, portanto, movidos à propulsão humana com pedais. Dispõem de estrutura para assentos, destinados tanto para motorista como para até três passageiros, e também comportam uma cargueira. Em geral, não são comercializados, mas produzidos sob encomenda. Nas cidades onde foram adotados, esses ciclotáxis têm prestado um serviço alternativo de táxis em zonas urbanas turísticas geralmente de difícil acesso, a exemplo de bairros compostos por ruas estreitas e/ou passíveis de preservação ambiental e cultural em diferentes aspectos.
O Problema
Diversas cidades apresentam problemas crônicos decorrentes do padrão extensivo/concentrado de urbanização, como áreas degradadas nas regiões centrais ou zonas históricas, constituindo espaços que podem ser revitalizados para garantir a preservação do patrimônio histórico-cultural em sintonia com os princípios de sustentabilidade. Essas áreas tendem a apresentar recorrentes problemas de trânsito, como congestionamento e poluição atmosférica e sonora. Programas de renovação urbana podem mudar essa configuração quando incorporam ações de recuperação e valorização estética das áreas centrais e suas zonas históricas combinadas com medidas de adoção de hábitos de transportes mais sustentáveis. Os ciclotáxis são veículos de transporte limpos e não poluidores que podem ser integrados nas políticas de revitalização urbana, assim contribuindo para a estratégia de mitigar os males da urbanização.
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