Artigo Estudos de Caso

Ciclotáxis no Centro Histórico da Cidade do México

Metodologia

Mobilidade

Ciclotáxis

México

Cidade do México ()

Este estudo de caso busca registrar a experiência dos ciclotáxis, instituídos no Centro Histórico da Cidade do México em 2009 como parte de uma das metas a atingir do Plano Verde para substituição de táxis por modelos menos poluentes. A inserção dos ciclotáxis no Centro Histórico faz parte do "Plan Verde", inserido em um contexto no qual a prefeitura da cidade, em associação ao Plano Verde*, investiu recursos com a iniciativa privada para promover boas práticas de sustentabilidade e preservação de sítio cultural, começando pela remodelação estética da paisagem local. A criação de um fundo possibilitou a renovação da paisagem do bairro, consertando e limpando mais de 1.000 fachadas tombadas entre 2007 e 2010 em cerca de 11 quilômetros de logradouros. Parte dessa mudança de paisagem pode ser atribuída, também, aos ciclotáxis como uma maneira de preservar a ambiência local, além de se buscar a mitigação da poluição atmosférica e sonora. Nesse contexto, além dos ciclotáxis serem efetivamente veículos de transporte mais limpos e sustentáveis, também fazem parte de uma política de renovação urbana que, através da valorização estética e simbólica de uma região repleta de sítios arqueológicos e considerada patrimônio mundial pela Unesco, vem tentando incutir na população a adoção de hábitos de transporte mais amigáveis ao meio ambiente. *O Plano Verde foi o primeiro programa de governo a longo prazo pensado em horizonte de 15 anos voltado para o tema da sustentabilidade. Na consulta, participaram mais de um milhão de pessoas, incluindo uma consulta especial para crianças. A elaboração e execução transversal do plano exigiu a participação da maioria das secretarias e órgãos da administração pública local. O "Plan Verde" apresenta 27 estratégias e 76 metas nas seguintes dimensões: Conservação e Uso do Solo, Habitação e Espaço Público, Água, Mobilidade, Ar, Resíduos Sólidos, e Mudança Climática e Energia. No que se refere à mobilidade, as ações visam principalmente à expansão do transporte coletivo eficiente de baixo carbono.

Custo para Implementação

Informação não disponível

O financiamento é exclusivamente público, dado o fato de ser uma iniciativa governamental. Não foram identificados outros atores envolvidos, senão as empresas relacionadas ao processo de licitação para fornecimento do veículo. A quota diária paga pelos motoristas à prefeitura também funcionam como verba para manutenção do sistema.

Desafios

  • Os ciclotáxis buscam facilitar o acesso capilar às ruas preservadas do Centro Histórico da Cidade do México através de um meio de transporte cuja dimensão física se adeque à largura das ruas e aos limites de velocidade impostos ao local.

  • Os ciclotáxis são um meio de transporte movido através de propulsão humana com pedais que pode ter motor elétrico para auxiliar a tração com o objetivo de prestar o serviço público de transporte individual de passageiros, constituído por uma estrutura que tenha assentos para motorista e passageiros e que também possa ter um reboque.

  • Os ciclotáxis buscam promover um meio de transporte não poluente em área preservada do ponto de vista do patrimônio, mas também ambiental.

Contexto

Atualmente, a Cidade do México é a síntese de megalópole economicamente pujante que caracteriza países em emergência como o México e outros similares. Contudo, não obstante a concentração de riqueza e de oportunidades de trabalho, além de um vasto e rico patrimônio cultural protegido pela Unesco, o padrão de urbanização extensiva/concentrada tem proporcionado à cidade uma série de particularidades e problemas crônicos. Ao longo do século XX e início do século vigente, esse panorama a lançou ao ranking das 10 cidades com pior trânsito do mundo. Não bastasse isso, efeitos decorrentes como a poluição atmosférica e sonora também notabilizam a Cidade do México como uma das mais atingidas pelos males da urbanização, onde problemas cardiorrespiratórios são frequentes, especialmente por sua altitude (CNN, 2019). Assim, a necessidade de salvaguardar o seu patrimônio histórico e a qualidade de suas condições ambientais e urbanas mostra, portanto, como os ciclotáxis se encaixam nos objetivos do "Plano Verde": estimular a implantação de ações que garantam um desenvolvimento sustentável para a cidade e um controle mais efetivo, a longo prazo, para mitigação dos efeitos do espraiamento urbano, aumento populacional e incremento dos fluxos de transporte de poluentes.