Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
Os pisos geradores de energia elétrica representam uma solução para a geração de energia sem a utilização de recursos naturais não renováveis. Além disso, não produzem subprodutos prejudiciais à saúde e à natureza como o dióxido de carbono ou outros gases de efeito estufa.
A solução propõe o aproveitamento do uso de ciclovias existentes com a instalações de pisos geradores de energia elétrica. Para tanto, são instalados nos pisos dispositivos que extraem energia da força física simples. Quando há uma pressão externa ocorre uma polarização elétrica que gera um potencial elétrico proporcional à força aplicada. A energia é gerada a partir das vibrações sobre a superfície pavimentada, emitidas pelo uso das bicicletas e pela movimentação de pedestres por meio da pressão física. O trajeto, por meio de bicicletas, torna-se mais seguro pois a energia gerada é direcionada para sinalização em pontos críticos, como cruzamentos em vias de trânsito. Mais do que isso, pode ser direcionada para a iluminação pública e recarga de veículos elétricos. Em termos de cobenefícios, tem o potencial de reduzir gastos públicos para o fornecimento de iluminação, assim como favorece a migração modal para a eletromobilidade, consequentemente reduzindo emissões de gases poluentes. Com isso, mitiga problemas respiratórios relacionados à emissão de poluentes atmosféricos provenientes de veículos à combustão interna, assim como torna as cidades mais resilientes a eventos climáticos extremos, tendo em vista a geração elétrica urbana.
O Problema
A geração descentralizada de energia, em um contexto de mudança do clima, se constitui em opção relevante para a sustentabilidade urbana, tendo em vista a concentração de grande parte da população vivendo em grandes cidades. Quanto maiores as cidades maior a necessidade de geração de energia para a iluminação pública e outros serviços energéticos, demanda a qual poderia ser atendida de forma mais sustentável se os eixos de deslocamento dos modais não motorizados agregassem a função de geradores de energia.
Compartilhe: