Artigo Soluções

SOCIAL

Cruzamentos favoráveis a pedestres e ciclistas

Cruzamentos favoráveis a pedestres e ciclistas

Mobilidade

Segurança

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

O cruzamento favorável ao pedestre alinha-se ao conceito dos bairros sustentáveis socialmente, os quais priorizam os deslocamentos por meios não motorizados. Sendo assim, a solução induz à redução do trânsito motorizado nos locais onde se insere, contribuindo para a redução da emissão de gases de efeito estufa.


As cidades têm buscado resolver problemas relativos a conflitos na mobilidade adotando estratégias de desenho favoráveis ao pedestre em pontos de cruzamento viário, tais como estreitamentos, canteiros para descanso e faixas de travessia bem sinalizadas. Uma forma de solução é a utilização de metodologia de estreitamentos, que são extensões do meio-fio que aumentam o espaço do pedestre e encurtam as distâncias das travessias. Esses elementos protegem os pedestres, reduzindo o trânsito, especialmente nas curvas, melhoram a visibilidade dos motoristas em relação aos pedestres e reduzem a área de intersecção nos cruzamentos. Portanto, eles facilitam a travessia de pedestres mais lentos como crianças e idosos, e podem ser considerados parte de um conjunto mais compreensivo de estratégicas voltadas a tornar o espaço mais seguro e a expandir o espaço do pedestre. Dessa forma, facilitam o deslocamento não motorizado, assim mitigando impactos ambientais associados à opção do deslocamento motorizado.

esquinas seguras ruas semaforizadas cruzamento favorável ao pedestre acessibilidade a nível de bairro

O Problema

O desenho do cruzamento voltado a priorizar pedestres e ciclistas abrange um problema global relacionado à saúde pública dos ambientes urbanos. Os objetivos são: aumentar a segurança e o acesso a todos os usuários, encorajar o caminhar, o pedalar e o uso do transporte coletivo e promover a vitalidade da comunidade. Esta solução visa endereçar problemas associados à altos índices de motorização de centros urbanos, que resultam no grande número de atropelamentos de pedestres na travessia de vias.