Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
O cruzamento favorável ao pedestre alinha-se ao conceito dos bairros sustentáveis socialmente, os quais priorizam os deslocamentos por meios não motorizados. Sendo assim, a solução induz à redução do trânsito motorizado nos locais onde se insere, contribuindo para a redução da emissão de gases de efeito estufa.
As cidades têm buscado resolver problemas relativos a conflitos na mobilidade adotando estratégias de desenho favoráveis ao pedestre em pontos de cruzamento viário, tais como estreitamentos, canteiros para descanso e faixas de travessia bem sinalizadas. Uma forma de solução é a utilização de metodologia de estreitamentos, que são extensões do meio-fio que aumentam o espaço do pedestre e encurtam as distâncias das travessias. Esses elementos protegem os pedestres, reduzindo o trânsito, especialmente nas curvas, melhoram a visibilidade dos motoristas em relação aos pedestres e reduzem a área de intersecção nos cruzamentos. Portanto, eles facilitam a travessia de pedestres mais lentos como crianças e idosos, e podem ser considerados parte de um conjunto mais compreensivo de estratégicas voltadas a tornar o espaço mais seguro e a expandir o espaço do pedestre. Dessa forma, facilitam o deslocamento não motorizado, assim mitigando impactos ambientais associados à opção do deslocamento motorizado.
O Problema
O desenho do cruzamento voltado a priorizar pedestres e ciclistas abrange um problema global relacionado à saúde pública dos ambientes urbanos. Os objetivos são: aumentar a segurança e o acesso a todos os usuários, encorajar o caminhar, o pedalar e o uso do transporte coletivo e promover a vitalidade da comunidade. Esta solução visa endereçar problemas associados à altos índices de motorização de centros urbanos, que resultam no grande número de atropelamentos de pedestres na travessia de vias.
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