Artigo Soluções

PROCESSO ou METODOLOGIA

Descontaminação de águas a partir de microorganismos

Descontaminação de águas a partir de microorganismos

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Saneamento adequado

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução não contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

Apesar da descontaminação de lagos a partir da biorremediação melhorar a qualidade dos corpos d'água, não é possível estabelecer uma relação direta entre a solução e a redução de gases de efeito estufa. De maneira oposta, é possível que ocorra emissão de GEE durante as etapas de biorremediação (Franco, 2013).


A descontaminação das águas é uma ação emergencial em função da sobrecarga poluidora no sistema hídrico, tanto no Brasil como no mundo. Com águas poluídas, o consumo se torna impróprio, racionalizado, oneroso e ainda pode ser um vetor para a transmissão de doenças. A solução proposta pode ser adotada por municípios e estados de modo eficiente e apresentando custos acessíveis, uma vez que trata-se de uma prática que não adiciona componentes artificiais ao processo, mas se dá partir do ativo biológico existente com a utilização da biorremediação. Mediante a ação de de organismos vivos como microorganismos e, mais amplamente, fungos, plantas e algas, torna-se vantajosa pelos custos e pela ação biológica, que contribui o equilíbrio do ecossistema.

Biorremediação Microorganismos Água Descontaminação Despoluição

O Problema

A necessidade de descontaminação de lagos é um comum em diversas partes do mundo, uma vez que a sociedade passa por muitas restrições hídricas em função da poluição e contaminação das águas, consequência da ausência de medidas suficientes para evitar o lançamento de esgoto e outros materiais contaminantes em rios, lagos e mares. Com o aumento da poluição, várias medidas restritivas estão sendo implementadas. No Brasil, nos últimos anos, há um fortalecimento da legislação para proteção e minimização destas ocorrências, como por exemplo a Resolução nº 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que regula o lançamento de efluentes, de modo que estes somente poderão ser lançados nos corpos de água, direta ou indiretamente, após o devido tratamento e desde que obedeçam às condições, aos padrões e às exigências propostos, independente da fonte poluidora. No entanto, mesmo com resoluções sobre o descarte, se observa significativos índices de poluição em grande parte de bacias hidrográficas, sobretudo em regiões urbanas e periurbanas. A descontaminação por microrganismos pode apresentar vantagens econômicas em função de seu baixo custo em comparação com outras alternativas.