Artigo Estudos de Caso

Bioestimulador O2ECO

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Descontaminação de águas a partir de microorganismos

Brasil

São Paulo(SP)

A empresa O2ECO aplica um processo de limpeza usando bactérias para a regeneração de águas poluídas. Foi trazida para o Brasil uma tecnologia australiana que está sendo utilizada para a produção nacional de placas de cera com a utilização de nanomateriais que estimulam a criação de bactérias para a descontaminação de águas. Esta tecnologia promove uma aceleração de 8 mil vezes para 10 milhões de vezes a produção de bactérias a cada 10 horas, com isso as bactérias consomem os materiais orgânicos e inorgânicos, fazendo a descontaminação.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Desafios

  • Processo de limpeza usando bactérias para a regeneração

Motivação

A partir do conhecimento sobre a tecnologia australiana, um dos 4 sócios da empresa O2ECO que morou 14 anos no país, estruturou e montou o negócio no Brasil com o licenciamento nacional. A tecnologia já foi utilizada para descontaminação em tragédias como a de Mariana/MG em 2015. A possibilidade de se fazer a descontaminação de águas poluídas, sem adicionar componentes químicos foi o que motivou este negócio.

Contexto

Com as crises hídricas que o Brasil e outros países passam, esta tecnologia vem de encontro às demandas atuais por melhor qualidade das águas. Além da crise hídrica, a tecnologia já vem sendo utilizada para tragédias onde a poluição acontece de forma repentina. Segundo a ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, a poluição das águas é um dos principais desafios que se apresentam aos ambientalistas, estima-se que 60,9 milhões de brasileiros vivam em cidades com risco hídrico. Segundo dados obtidos do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) do Ministério da Integração Nacional (MI), em 2018, cerca de 1 milhão de pessoas foram afetadas por cheias (alagamentos, enxurradas e inundações) no Brasil, oportunizando mais demandas por descontaminação de águas.