Estudos
SODIS – Desinfecção Solar de Água: solução individual
Saneamento Ambiental - ÁGUA
Desinfecção da água por raios ultravioleta
Brasil
Tocantins(TO)
O estudo de caso sobre aplicação da tecnologia de desinfecção solar de água narra a experiência do Instituto Melhores Dias (Inmed Brasil), que realiza ações em comunidades carentes em parceria com governos locais. A Inmed Brasil utilizou a tecnologia SODIS (sigla em inglês para Purificação Solar da água) no estado do Tocantins, realizando oficinas e palestras em escolas e na comunidade. O caso narrado foi financiado pela Fundação Banco do Brasil e certificado como uma prática no banco de tecnologias sociais da instituição.
Custo para Implementação
Informação não disponível
Fundação Banco do Brasil através do Premio de Tecnologias Sociais.
Desafios
-
Promoção da desinfecção da água, ou seja, removendo microrganismos patogênicos da água.
-
Tratamento de pequenos volumes de água, desenvolvendo na comunidade a conscientização da importância de uma água tratada.
-
Estabelecimento de uma barreira para promoção de água segura, principalmente para comunidades sem acesso a nenhum tipo de tecnologia ou recurso para tratamento de água.
-
Técnica permite a reutilização de garrafas PETs e de Vidro.
-
Permite desinfecção de água coletada pela chuva, tornando-a potável.
Contexto
A ideia da Desinfecção Solar da Água foi apresentada pela primeira vez por Aftim Acra num folheto publicado pela UNICEF em 1984. Uma equipe de pesquisa na EAWAG - Instituto Federal Suíço de Ciência e Tecnologia Aquática e SANDEC - Departamento de Saneamento e Água para Países em Desenvolvimento embarcou numa compreensiva experiência de laboratório em 1991 para avaliar o potencial deste método para a inativação de bactérias e vírus. Pesquisas laboratoriais revelaram bons resultados através da ação conjunta da radiação UV-A e o aumento de temperatura da água na inativação de microrganismos. Os testes de campo confirmaram este efeito aumentou significativamente o potencial de Desinfecção Solar da Água (SODIS em inglês). Este processo simples de tratamento de água foi posteriormente testado em campo através de projetos de demonstração para avaliar sua aceitação sociocultural e acessibilidade pela população alvo. A resposta e o interesse a respeito do SODIS foram muito positivos. Assim, o EAWAG/SANDEC iniciou a divulgação a nível mundial do SODIS visando promover este método em áreas onde a água potável é indisponível. Desde 1999, foram lançadas iniciativas locais e atividades do SODIS em vários países da América Latina, como o Brasil, também na Indonésia, Sri Lanka, Índia, Nepal, Paquistão, Uzbequistão, Quénia, África do Sul, Angola e outros.
Compartilhe: