Artigo Soluções

ORGANIZACIONAL ou GESTÃO/MODELOS DE NEGÓCIO

Dia sem automóvel

Dia sem automóvel

Mobilidade

Metabolismo urbano efetivo

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

Levando em consideração que o transporte é o setor mais relevante na emissão por queima de combustíveis, responsável por aproximadamente 14% das emissões globais de GEE (Edenhofer, 2014), este tipo de medida ajuda a mitigar a emissão de gases de efeito estufa, devido à diminuição de veículos circulando nas cidades.


Esta solução aborda uma metodologia para redução pontual de emissões de gases de poluentes, por meio da adoção de medidas regulatórias como o dia sem automóvel. O intuito deste tipo de medida é incentivar os cidadãos de um país, estados ou municípios a utilizarem novos meios de transporte, particularmente opções coletivas. Esta ideia foi posta em prática na década dos 1990 quando foi implementada em diversas cidades do mundo como, por exemplo, Reikiavik, na Islandia; La Rochelle, na França; e Bath, no Reino Unido. Este tipo de iniciativa se torna válida devido aos impactos sobre a saúde como consequência da poluição do ar.

Transporte Mobilidade Emissões de GEE Dia sem carro Descarbonização energética

O Problema

Segundo as informações apresentadas nos guias de qualidade do ar da Organização Mundial de Saúde (World Health Organization – WHO, em inglês), os efeitos na saúde estão relacionados aos poluentes atmosféricos comuns: material particulado (PM), ozônio (O3), dióxido de nitrogênio (NO2), dióxido de enxofre (SO2) e partículas respiráveis com menos de 10 μm de diâmetro (PM10) (WHO, 2005). A poluição do ar é causada principalmente pela combustão de combustíveis fósseis, composta de material na forma de gás e material particulado (PM). Os efeitos do PM (material particulado) na saúde dependem dos níveis de exposição aos quais se encontra a população urbana e rural. Veículos motorizados a combustão utilizam em sua maioria combustíveis fósseis como gasolina ou diesel, sendo assim, fortemente associados a está poluição encontrada nas cidades e em grandes rodovias. Pesquisas relacionadas à qualidade do ar e à saúde enfatizam a morbidade e mortalidade por doenças respiratórias, especialmente em grupos populacionais vulneráveis (crianças, idosos e pessoas com doenças de base) e tendem a demonstrar maior risco associado à proximidade de áreas de alta concentração de poluentes atmosféricos, como zonas industriais ou estradas com alto fluxo de tráfego, espaços característicos de muitos cidades ao redor do globo, onde moradores e transeuntes enfrentam a poluição associada ao transporte urbano ou ao crescimento urbano e industrial. A mortalidade nas cidades com altos níveis de poluição supera entre 15% e 20% dos índices registrados nas cidades mais limpas.