Soluções
Solução aplicável em:

Cidades de pequeno porte

Cidades de médio porte

Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
A eficientização da iluminação pública auxilia na redução das emissões de GEE das cidades pois possibilita uma melhoria na oferta do serviço de iluminação pública com menor gasto de energia.
Lâmpadas de LED (diodo emissor de luz, da sigla em inglês) utilizam um semicondutor que brilha com a passagem de corrente elétrica para produzir iluminação com o menor gasto de energia dentre as lâmpadas existentes no mercado, como as incandescentes e fluorescentes. Já a iluminação adaptativa é uma solução para iluminação pública que utiliza de equipamentos eletrônicos para controle automático e/ou remoto da modulação do brilho das lâmpadas nas vias públicas, permitindo o aumento da iluminação em pontos de maior risco ou a redução do brilho para conservar energia nas localidades com menor demanda de iluminação suplementar. De acordo com a Enel X, lâmpadas de LED podem reduzir o consumo elétrico em mais de 50% e têm vida útil até 25% superior às lâmpadas convencionais para iluminação pública. Já a iluminação adaptativa representa uma solução para modulação inteligente da iluminação em vias públicas, de acordo com as condições de tráfego, clima e luz ambiente. Essas soluções em conjunto permitem significativos ganhos de economia de energia para as cidades, além de aumento no conforto visual e na segurança em vias públicas.
O Problema
A iluminação pública representa grandes custos aos consumidores, dada a necessidade de manutenção da infraestrutura, substituição de equipamentos e o consumo energético. De acordo com a Enel X, o consumo de energia associado à iluminação pública chega a ser responsável por 25% das emissões em certas cidades. Não obstante, a iluminação é um serviço público essencial para garantir o uso seguro de vias, sobretudo no período noturno. Assim, o uso de tecnologias capazes de fornecer o serviço adequado de iluminação ao passo em que se reduz o consumo de energia e o custo de manutenção é desejável para as cidades.
Compartilhe: