Artigo Estudos de Caso

“Luz de Angra” – Iluminação pública inteligente em Angra dos Reis

Metodologia

Energia

Eficientização da iluminação pública: LED e Iluminação Adaptativa

Brasil

Rio de Janeiro(RJ)

Viabilizado por uma parceria público-privada (PPP) entre uma parceria das empresas Enel X, Selt Engenharia e Mobit com a Prefeitura de Angra dos Reis (RJ), o projeto Luz de Angra traz soluções de iluminação pública inteligente para a cidade. É prevista a modernização de mais de 20 mil pontos de iluminação para LED na cidade, com cerca de 2 mil luminárias telecomandadas. Para gerenciamento, será implantado um centro de controle para monitoramento 24 horas por dia dos postes, incluindo atendimento por telefone, internet e aplicativo de smartphone. Além das luminárias, também é prevista a criação da iluminação arquitetural em monumentos estratégicos, como a Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, Capela Senhor do Bonfim e Casa de Cultura Larangeiras (ENEL X, 2021).

Custo para Implementação

Mais de cinco milhões de reais

Valor total de contrato de R$ 58.870.800,00.

Desafios

  • Soluções de iluminação pública inteligente, como LED e iluminação adaptativa, reduzem o consumo de energia.

Motivação

O projeto de iluminação pública inteligente vem a agregar para a cidade sustentabilidade ambiental com economia de recursos e mais segurança pública (ENEL X, 2021).

Contexto

Situado ao sul do estado do Rio de Janeiro, Angra dos Reis é um município localizado à beira do mar, com 365 ilhas em seu litoral e uma população estimada em 210 mil habitantes. O município possui o único complexo de usinas nucleares do Brasil, localizado no distrito de Mambucada. As principais atividades econômicas de Angra dos Reis giram ao redor do setor portuário, da pesca e da geração de energia nas usinas, além do turismo em suas praias, ilhas e áreas de mergulho, especialmente na Ilha Grande (IBGE, 2022; CARAVELA, 2022; ANGRA, 2022).