Artigo Estudos de Caso

Eletroposto Celesc

Metodologia

Mobilidade

Eletropostos de recarga de veículos elétricos

Brasil

Santa Catarina(SC)

A fundação CERTI, com o apoio da CELESC, realizou um trabalho de pesquisa no âmbito ANEEL, através do programa de P&D. A base desta iniciativa é o conceito de aliar estações de recarga a recursos distribuídos de energia e estratégias de gerenciamento energético. O objetivo foi evitar uma grande perda de qualidade de energia ao adicionar novas cargas oriundas dos veículos elétricos (VEs) na rede de distribuição e que este seja um aliado a distribuidora no monitoramento e controle da rede de distribuição (ANEEL, 2018). Visando a criação de uma infraestrutura básica de carregamento no estado de Santa Catarina, este projeto prevê a instalação de uma infraestrutura de carregamento veicular no corredor elétrico ligando as principais cidades do estado: Joinville e Florianópolis. Este corredor é composto de sete pontos de recarga (eletropostos) espalhados pelo estado, sendo: três com estações rápidas, espaçadas em cerca de 80 km para viagens, das quais um é considerado eletroposto modelo com sistema de armazenamento estacionário, para uso em serviços de suporte a rede; e quatro são estações protótipo semirrápidas para carregamento em estacionamentos, alocadas nos centros urbanos como forma de expandir o alcance do corredor. Com relação ao eletroposto integrado com armazenamento de energia, foi proposto um arranjo composto de estação de recarga, banco de baterias estacionárias e conexão com a rede para que este seja um elemento ativo, capaz de mitigar problemas oriundos da demanda e de prestar serviços de suporte a rede, beneficiando, inclusive, a concessionária (ANEEL, 2018).

Custo para Implementação

Informação não disponível

Este projeto está sendo financiado pela CELESC através do programa de P&D ANEEL.

Desafios

  • Este tipo de medida incentiva a inclusão de veículos elétricos, evitando, assim, a dependência de combustíveis fosseis.

  • Esta medida visa incorporar recursos distribuídos de geração de energia elétrica no sistema de carregamento de veículos elétricos, com o intuito de diminuir o impacto na rede de distribuição.

Contexto

Santa Catarina é uma das 27 unidades federativas do Brasil, localizada no centro da região Sul do país, com 295 municípios. Possui uma área de 95.733 km², com uma população de 6.910.553 habitantes e densidade populacional de 72,18 hab./km². Seu PIB é de R$256.661.000 mil e IDH é de 0,808. O território catarinense abrange dois tipos climáticos, a saber: o subtropical úmido com verões cálidos e o úmido com estios amenos. A vegetação original do estado abrange duas formações vegetais: florestas e campos. O estado de Santa Catarina tem em seu território o registro de cerca de 600 espécies de aves, cerca de 150 mamíferos, cerca de 140 denominações sistemáticas de anfíbios e cerca de 1150 Lepidoptera (borboletas e mariposas), bem como o cadastro de cerca de 2.300 plantas vasculares. A base principal de sua economia está nas seguintes atividades econômicas: a indústria (especialmente agroindústria, têxtil, cerâmica e metalmecânica), o extrativismo (minérios) e a pecuária.