Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução não contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
Esta solução se justifica sob o ponto de vista do aumento da resiliência a eventos climáticos extremos, como inundações, assim como propicia melhores condições para acesso à agua potável. Não há reduções diretas de emissões de gases de efeito estufa,
As escadas drenantes são soluções para sistemas de drenagem de águas pluviais em áreas íngremes e de ocupação espontânea. O sistema da escadaria é composto por peças em argamassa armada que encaixam entre si formando uma escada hidráulica, onde no seu interior passam águas pluviais e deixam frestas por onde as águas pluviais entram na galeria. As frestas utilizadas são intituladas de guelras de peixe, devido a similaridade do sistemas com o funcionamento das guelras. Estudos topográficos e geométricos possibilitaram estabelecer duas dimensões padrão para os degraus das escadas drenantes: 1,50m x 0,178m x 0,27m e 1,50m x 0,199m x 0,24m (largura x altura x comprimento). Peças especiais também podem ser desenvolvidas visando contemplar mudanças de direção longitudinal do sistema. Há também orifícios laterais onde servem como entradas para as águas pluviais. As peças do sistema podem ser transportadas e instaladas por duas pessoas que não precisam de especialização. Deste modo, as peças podem ser transportadas e aplicadas em locais de difícil acesso, dispensando maquinário, além de adequar-se facilmente ao solo. Esta solução se justifica sob o ponto de vista do aumento da resiliência a eventos climáticos extremos, como inundações, assim como propicia melhores condições para acesso à agua potável. Ademais, ao drenar águas pluviais minimiza a disposição de resíduos sólidos no ambiente marinho e doenças transmitidas pela água.
O Problema
O crescimento urbano desordenado e acelerado em zonas periféricas causa impactos negativos ao meio ambiente e à qualidade de vida das pessoas. A falta de controle do espaço urbano é refletida pela ocupação irregular de áreas inundáveis e encostas íngremes, trazendo graves problemas para a população, principalmente na ocorrência de chuvas intensas. Essa ocupação acelerada cria áreas impermeáveis com as construções de telhados e pavimentos, impactando a drenagem da bacia, gerando aumento das vazões e velocidades superficiais de escoamento. A solução das escadas drenantes é uma maneira de minimizar o problema de drenagem de águas pluviais e locomoção de pessoas em áreas pauperizadas e íngremes que sofrem com dificuldade de acesso e deslizamento. Essa solução minimiza diversos problemas com um único sistema construtivo: a drenagem das águas pluviais e a circulação de pedestres.
Compartilhe: