Soluções
Porte das cidades
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Regiões do Brasil
Solução aplicável em:
- Região Norte
- Região Nordeste
- Região Centro-Oeste
- Região Sudeste
- Região Sul
Indicadores de desempenho
Visão geral:
- Vulnerabilidade Climática (VCL)
- Competitividade Local (CLC)
- Facilidade de Implementação e Acompanhamento das Soluções (IAS)
- Nível de Maturidade da Solução (SRL)
- Nível de Aplicabilidade da Solução (NAS)
- Impacto na Disponibilidade de Energia (ENE)
- Impacto no Crescimento Econômico (ECO)
- Aceitação Pública (ACE)
- Arcabouço Regulatório (REG)
- Impacto na Disponibilidade de Água (AGU)
- Impacto na Qualidade do Ar (QAR)
- Impacto na Produção de Alimentos (PAL)
- Impacto na Biodiversidade (BIO)
- Impacto na Geração de Empregos (EMP)
- Disponibilidade de Financiamento (DFI)
- Potencial de Mitigação de Emissões de GEE (MIT)
Nível de Maturidade da Solução (SRL)
8Solução disponível para aquisição no mercado ou replicação, com aplicações ainda restritas em âmbito nacional.
Nível SRL
-
9
Solução amplamente disseminada, com inúmeras aplicações urbanas em nível nacional e internacional.
-
8
Solução disponível para aquisição no mercado ou replicação, com aplicações ainda restritas em âmbito nacional.
-
6 e 7
A solução possui aplicações urbanas pontuais em escala piloto.
-
4 e 5
A solução se encontra em estágio de desenvolvimento em ambiente laboratorial.
-
1, 2 e 3
Solução em estágio de desenvolvimento conceitual.
Nível de Aplicabilidade da Solução (NAS)
11 a 13A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível bom de aplicabilidade urbana no Brasil.
Pontuação final da solução
-
14 a 15
A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível muito bom de aplicabilidade urbana no Brasil.
-
11 a 13
A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível bom de aplicabilidade urbana no Brasil.
-
8 a 10
A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível mediano de aplicabilidade urbana no Brasil.
-
5 a 7
A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível ruim de aplicabilidade urbana no Brasil.
-
3 a 4
A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível muito ruim de aplicabilidade urbana no Brasil.
Potencial de Mitigação de Emissões de GEE (MIT)
Igual ou menor do que 5%A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões muito baixo.
Potencial de mitigação
-
Igual ou maior que 20%
A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões muito alto.
-
Entre 15 e 19%
A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões alto.
-
Entre 10 e 14%
A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões mediano.
-
Entre 6 e 9%
A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões baixo.
-
Igual ou menor do que 5%
A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões muito baixo.
Vulnerabilidade Climática (VCL)
Muito bomO impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é positivo, direto e aumenta a capacidade de adaptação ao clima em nível urbano.
Classificação
-
Muito bom
O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é positivo, direto e aumenta a capacidade de adaptação ao clima em nível urbano.
-
Bom
O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é positivo e indireto.
-
Neutra
O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é considerado neutro.
-
Ruim
O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é negativo e indireto.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é negativo, direto e diminui a capacidade de adaptação ao clima em nível urbano.
Impacto na Disponibilidade de Água (AGU)
NeutraO impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é neutro em nível urbano.
Classificação
-
Muito bom
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é positivo e direto em nível urbano.
-
Bom
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é positivo e indireto em nível urbano.
-
Neutra
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é neutro em nível urbano.
-
Ruim
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é negativo e indireto em nível urbano.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é negativo e direto em nível urbano.
Impacto na Qualidade do Ar (QAR)
NeutraO impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é neutro em nível urbano.
Classificação
-
Muito bom
O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é positivo e direto em nível urbano.
-
Bom
O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é positivo e indireto em nível urbano.
-
Neutra
O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é neutro em nível urbano.
-
Ruim
O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é negativo e indireto em nível urbano.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é negativo e direto em nível urbano.
Impacto na Produção de Alimentos (PAL)
NeutraO impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é neutro.
Classificação
-
Muito bom
O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é positivo e direto.
-
Bom
O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é positivo e indireto.
-
Neutra
O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é neutro.
-
Ruim
O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é negativo e indireto.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é negativo e direto.
Impacto na Biodiversidade (BIO)
NeutraO impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é neutro.
Classificação
-
Muito bom
O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é positivo e direto.
-
Bom
O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é positivo e indireto.
-
Neutra
O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é neutro.
-
Ruim
O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é negativo e indireto.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é negativo e direto.
Impacto na Disponibilidade de Energia (ENE)
BomO impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é positivo e indireto.
Classificação
-
Muito bom
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é positivo e direto.
-
Bom
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é positivo e indireto.
-
Neutra
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é neutro.
-
Ruim
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é negativo e indireto.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é negativo e direto.
Impacto na Geração de Empregos (EMP)
Entre -0,01% e 0,01% ao anoA solução, uma vez implementada, tem impacto neutro sobre a geração de empregos.
Variação sobre empregos
-
Superior a 0,03% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom na geração de empregos.
-
Entre 0,02% e 0,03% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto bom na geração de empregos.
-
Entre -0,01% e 0,01% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto neutro sobre a geração de empregos.
-
Entre -0,02% e -0,03% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto ruim sobre a geração de empregos.
-
Inferior a -0,03% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito ruim sobre a geração de empregos.
Impacto no Crescimento Econômico (ECO)
Entre 0,02% e 0,04% ao anoA solução, uma vez implementada, tem impacto bom sobre a geração de PIB.
Variação sobre o PIB
-
Superior a 0,04% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom sobre a geração de PIB.
-
Entre 0,02% e 0,04% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto bom sobre a geração de PIB.
-
Entre -0,01% e 0,01% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto neutro sobre a geração de PIB.
-
Entre -0,02% e -0,04% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto ruim sobre a geração de PIB.
-
Inferior a -0,04% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito ruim sobre a geração de PIB.
Competitividade Local (CLC)
Superior a 0,05% ao anoA solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom sobre a produtividade dos fatores de produção.
Variação sobre a produtividade
-
Superior a 0,05% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom sobre a produtividade dos fatores de produção.
-
Entre 0,02% e 0,05% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto bom sobre a produtividade dos fatores de produção.
-
Entre -0,01% e 0,01% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto neutro sobre a produtividade dos fatores de produção.
-
Entre -0,02% e -0,05% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto ruim sobre a produtividade dos fatores de produção.
-
Inferior a -0,05% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito ruim sobre a produtividade dos fatores de produção.
Aceitação Pública (ACE)
Se entre 80% e 90% positivasA aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é boa.
Intervalos de ocorrência por percepção
-
Se > 90% positivas
A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é muito boa.
-
Se entre 80% e 90% positivas
A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é boa.
-
Menor do que 80% positivas ou negativas e/ou maior que 50% neutras
A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é neutra.
-
Se entre 80% e 90% negativas
A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é ruim.
-
Se >90% negativas
A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é muito ruim.
Arcabouço Regulatório (REG)
Entre 6 e 7 instrumentos, políticas e programasA solução possui adesão alta ao arcabouço regulatório setorial vigente.
Adesão da solução ao arcabouço regulatório
-
Maior ou igual a 8 instrumentos, políticas e programas
A solução possui adesão muito alta ao arcabouço regulatório setorial vigente.
-
Entre 6 e 7 instrumentos, políticas e programas
A solução possui adesão alta ao arcabouço regulatório setorial vigente.
-
Entre 4 e 5 instrumentos, políticas e programas
A solução possui adesão mediana ao arcabouço regulatório setorial vigente.
-
Entre 2 e 3 instrumentos, políticas e programas
A solução possui adesão ruim ao arcabouço regulatório setorial vigente.
-
Nenhum ou 1 instrumento, política e programas
A solução possui adesão muito ruim ao arcabouço regulatório setorial vigente.
Facilidade de Implementação e Acompanhamento das Soluções (IAS)
Muito bomA implantação e acompanhamento da solução tem muito baixo nível de complexidade.
Classificação
-
Muito bom
A implantação e acompanhamento da solução tem muito baixo nível de complexidade.
-
Bom
A implantação e acompanhamento da solução tem baixo nível de complexidade.
-
Neutra
A implantação e acompanhamento da solução tem complexidade mediana.
-
Ruim
A implantação e acompanhamento da solução é complexa.
-
Muito ruim
A implantação e acompanhamento da solução é muito complexa.
Disponibilidade de Financiamento (DFI)
2A solução possui entre 5 e 9 mecanismos disponíveis para financiamento.
Nota no indicador
-
5
A solução possui mais de 20 mecanismos disponíveis para financiamento.
-
4
A solução possui entre 15 e 19 mecanismos disponíveis para financiamento.
-
3
A solução possui entre 10 e 14 mecanismos disponíveis para financiamento.
-
2
A solução possui entre 5 e 9 mecanismos disponíveis para financiamento.
-
1
A solução possui menos de 5 mecanismos disponíveis para financiamento.
Porte das cidades
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Regiões do Brasil
Solução aplicável em:
- Região Norte
- Região Nordeste
- Região Centro-Oeste
- Região Sudeste
- Região Sul
Indicadores de desempenho
Visão geral:
- Vulnerabilidade Climática (VCL)
- Competitividade Local (CLC)
- Facilidade de Implementação e Acompanhamento das Soluções (IAS)
- Nível de Maturidade da Solução (SRL)
- Nível de Aplicabilidade da Solução (NAS)
- Impacto na Disponibilidade de Energia (ENE)
- Impacto na Geração de Empregos (EMP)
- Impacto no Crescimento Econômico (ECO)
- Aceitação Pública (ACE)
- Arcabouço Regulatório (REG)
- Impacto na Disponibilidade de Água (AGU)
- Impacto na Qualidade do Ar (QAR)
- Impacto na Produção de Alimentos (PAL)
- Impacto na Biodiversidade (BIO)
- Disponibilidade de Financiamento (DFI)
- Potencial de Mitigação de Emissões de GEE (MIT)
Nível de Maturidade da Solução (SRL)
8Solução disponível para aquisição no mercado ou replicação, com aplicações ainda restritas em âmbito nacional.
Nível SRL
-
9
Solução amplamente disseminada, com inúmeras aplicações urbanas em nível nacional e internacional.
-
8
Solução disponível para aquisição no mercado ou replicação, com aplicações ainda restritas em âmbito nacional.
-
6 e 7
A solução possui aplicações urbanas pontuais em escala piloto.
-
4 e 5
A solução se encontra em estágio de desenvolvimento em ambiente laboratorial.
-
1, 2 e 3
Solução em estágio de desenvolvimento conceitual.
Nível de Aplicabilidade da Solução (NAS)
11 a 13A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível bom de aplicabilidade urbana no Brasil.
Pontuação final da solução
-
14 a 15
A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível muito bom de aplicabilidade urbana no Brasil.
-
11 a 13
A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível bom de aplicabilidade urbana no Brasil.
-
8 a 10
A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível mediano de aplicabilidade urbana no Brasil.
-
5 a 7
A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível ruim de aplicabilidade urbana no Brasil.
-
3 a 4
A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível muito ruim de aplicabilidade urbana no Brasil.
Potencial de Mitigação de Emissões de GEE (MIT)
Igual ou menor do que 5%A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões muito baixo.
Potencial de mitigação
-
Igual ou maior que 20%
A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões muito alto.
-
Entre 15 e 19%
A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões alto.
-
Entre 10 e 14%
A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões mediano.
-
Entre 6 e 9%
A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões baixo.
-
Igual ou menor do que 5%
A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões muito baixo.
Vulnerabilidade Climática (VCL)
Muito bomO impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é positivo, direto e aumenta a capacidade de adaptação ao clima em nível urbano.
Classificação
-
Muito bom
O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é positivo, direto e aumenta a capacidade de adaptação ao clima em nível urbano.
-
Bom
O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é positivo e indireto.
-
Neutra
O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é considerado neutro.
-
Ruim
O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é negativo e indireto.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é negativo, direto e diminui a capacidade de adaptação ao clima em nível urbano.
Impacto na Disponibilidade de Água (AGU)
NeutraO impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é neutro em nível urbano.
Classificação
-
Muito bom
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é positivo e direto em nível urbano.
-
Bom
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é positivo e indireto em nível urbano.
-
Neutra
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é neutro em nível urbano.
-
Ruim
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é negativo e indireto em nível urbano.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é negativo e direto em nível urbano.
Impacto na Qualidade do Ar (QAR)
NeutraO impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é neutro em nível urbano.
Classificação
-
Muito bom
O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é positivo e direto em nível urbano.
-
Bom
O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é positivo e indireto em nível urbano.
-
Neutra
O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é neutro em nível urbano.
-
Ruim
O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é negativo e indireto em nível urbano.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é negativo e direto em nível urbano.
Impacto na Produção de Alimentos (PAL)
NeutraO impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é neutro.
Classificação
-
Muito bom
O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é positivo e direto.
-
Bom
O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é positivo e indireto.
-
Neutra
O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é neutro.
-
Ruim
O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é negativo e indireto.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é negativo e direto.
Impacto na Biodiversidade (BIO)
NeutraO impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é neutro.
Classificação
-
Muito bom
O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é positivo e direto.
-
Bom
O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é positivo e indireto.
-
Neutra
O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é neutro.
-
Ruim
O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é negativo e indireto.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é negativo e direto.
Impacto na Disponibilidade de Energia (ENE)
BomO impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é positivo e indireto.
Classificação
-
Muito bom
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é positivo e direto.
-
Bom
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é positivo e indireto.
-
Neutra
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é neutro.
-
Ruim
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é negativo e indireto.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é negativo e direto.
Impacto na Geração de Empregos (EMP)
Entre 0,02% e 0,03% ao anoA solução, uma vez implementada, tem impacto bom na geração de empregos.
Variação sobre empregos
-
Superior a 0,03% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom na geração de empregos.
-
Entre 0,02% e 0,03% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto bom na geração de empregos.
-
Entre -0,01% e 0,01% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto neutro sobre a geração de empregos.
-
Entre -0,02% e -0,03% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto ruim sobre a geração de empregos.
-
Inferior a -0,03% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito ruim sobre a geração de empregos.
Impacto no Crescimento Econômico (ECO)
Entre 0,02% e 0,04% ao anoA solução, uma vez implementada, tem impacto bom sobre a geração de PIB.
Variação sobre o PIB
-
Superior a 0,04% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom sobre a geração de PIB.
-
Entre 0,02% e 0,04% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto bom sobre a geração de PIB.
-
Entre -0,01% e 0,01% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto neutro sobre a geração de PIB.
-
Entre -0,02% e -0,04% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto ruim sobre a geração de PIB.
-
Inferior a -0,04% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito ruim sobre a geração de PIB.
Competitividade Local (CLC)
Superior a 0,05% ao anoA solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom sobre a produtividade dos fatores de produção.
Variação sobre a produtividade
-
Superior a 0,05% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom sobre a produtividade dos fatores de produção.
-
Entre 0,02% e 0,05% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto bom sobre a produtividade dos fatores de produção.
-
Entre -0,01% e 0,01% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto neutro sobre a produtividade dos fatores de produção.
-
Entre -0,02% e -0,05% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto ruim sobre a produtividade dos fatores de produção.
-
Inferior a -0,05% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito ruim sobre a produtividade dos fatores de produção.
Aceitação Pública (ACE)
Se entre 80% e 90% positivasA aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é boa.
Intervalos de ocorrência por percepção
-
Se > 90% positivas
A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é muito boa.
-
Se entre 80% e 90% positivas
A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é boa.
-
Menor do que 80% positivas ou negativas e/ou maior que 50% neutras
A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é neutra.
-
Se entre 80% e 90% negativas
A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é ruim.
-
Se >90% negativas
A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é muito ruim.
Arcabouço Regulatório (REG)
Entre 6 e 7 instrumentos, políticas e programasA solução possui adesão alta ao arcabouço regulatório setorial vigente.
Adesão da solução ao arcabouço regulatório
-
Maior ou igual a 8 instrumentos, políticas e programas
A solução possui adesão muito alta ao arcabouço regulatório setorial vigente.
-
Entre 6 e 7 instrumentos, políticas e programas
A solução possui adesão alta ao arcabouço regulatório setorial vigente.
-
Entre 4 e 5 instrumentos, políticas e programas
A solução possui adesão mediana ao arcabouço regulatório setorial vigente.
-
Entre 2 e 3 instrumentos, políticas e programas
A solução possui adesão ruim ao arcabouço regulatório setorial vigente.
-
Nenhum ou 1 instrumento, política e programas
A solução possui adesão muito ruim ao arcabouço regulatório setorial vigente.
Facilidade de Implementação e Acompanhamento das Soluções (IAS)
Muito bomA implantação e acompanhamento da solução tem muito baixo nível de complexidade.
Classificação
-
Muito bom
A implantação e acompanhamento da solução tem muito baixo nível de complexidade.
-
Bom
A implantação e acompanhamento da solução tem baixo nível de complexidade.
-
Neutra
A implantação e acompanhamento da solução tem complexidade mediana.
-
Ruim
A implantação e acompanhamento da solução é complexa.
-
Muito ruim
A implantação e acompanhamento da solução é muito complexa.
Disponibilidade de Financiamento (DFI)
3A solução possui entre 10 e 14 mecanismos disponíveis para financiamento.
Nota no indicador
-
5
A solução possui mais de 20 mecanismos disponíveis para financiamento.
-
4
A solução possui entre 15 e 19 mecanismos disponíveis para financiamento.
-
3
A solução possui entre 10 e 14 mecanismos disponíveis para financiamento.
-
2
A solução possui entre 5 e 9 mecanismos disponíveis para financiamento.
-
1
A solução possui menos de 5 mecanismos disponíveis para financiamento.
Porte das cidades
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Regiões do Brasil
Solução aplicável em:
- Região Norte
- Região Nordeste
- Região Centro-Oeste
- Região Sudeste
- Região Sul
Indicadores de desempenho
Visão geral:
- Nível de Maturidade da Solução (SRL)
- Vulnerabilidade Climática (VCL)
- Competitividade Local (CLC)
- Arcabouço Regulatório (REG)
- Facilidade de Implementação e Acompanhamento das Soluções (IAS)
- Nível de Aplicabilidade da Solução (NAS)
- Impacto na Disponibilidade de Energia (ENE)
- Impacto no Crescimento Econômico (ECO)
- Aceitação Pública (ACE)
- Impacto na Disponibilidade de Água (AGU)
- Impacto na Qualidade do Ar (QAR)
- Impacto na Produção de Alimentos (PAL)
- Impacto na Biodiversidade (BIO)
- Impacto na Geração de Empregos (EMP)
- Disponibilidade de Financiamento (DFI)
- Potencial de Mitigação de Emissões de GEE (MIT)
Nível de Maturidade da Solução (SRL)
9Solução amplamente disseminada, com inúmeras aplicações urbanas em nível nacional e internacional.
Nível SRL
-
9
Solução amplamente disseminada, com inúmeras aplicações urbanas em nível nacional e internacional.
-
8
Solução disponível para aquisição no mercado ou replicação, com aplicações ainda restritas em âmbito nacional.
-
6 e 7
A solução possui aplicações urbanas pontuais em escala piloto.
-
4 e 5
A solução se encontra em estágio de desenvolvimento em ambiente laboratorial.
-
1, 2 e 3
Solução em estágio de desenvolvimento conceitual.
Nível de Aplicabilidade da Solução (NAS)
11 a 13A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível bom de aplicabilidade urbana no Brasil.
Pontuação final da solução
-
14 a 15
A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível muito bom de aplicabilidade urbana no Brasil.
-
11 a 13
A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível bom de aplicabilidade urbana no Brasil.
-
8 a 10
A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível mediano de aplicabilidade urbana no Brasil.
-
5 a 7
A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível ruim de aplicabilidade urbana no Brasil.
-
3 a 4
A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível muito ruim de aplicabilidade urbana no Brasil.
Potencial de Mitigação de Emissões de GEE (MIT)
Igual ou menor do que 5%A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões muito baixo.
Potencial de mitigação
-
Igual ou maior que 20%
A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões muito alto.
-
Entre 15 e 19%
A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões alto.
-
Entre 10 e 14%
A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões mediano.
-
Entre 6 e 9%
A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões baixo.
-
Igual ou menor do que 5%
A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões muito baixo.
Vulnerabilidade Climática (VCL)
Muito bomO impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é positivo, direto e aumenta a capacidade de adaptação ao clima em nível urbano.
Classificação
-
Muito bom
O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é positivo, direto e aumenta a capacidade de adaptação ao clima em nível urbano.
-
Bom
O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é positivo e indireto.
-
Neutra
O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é considerado neutro.
-
Ruim
O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é negativo e indireto.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é negativo, direto e diminui a capacidade de adaptação ao clima em nível urbano.
Impacto na Disponibilidade de Água (AGU)
NeutraO impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é neutro em nível urbano.
Classificação
-
Muito bom
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é positivo e direto em nível urbano.
-
Bom
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é positivo e indireto em nível urbano.
-
Neutra
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é neutro em nível urbano.
-
Ruim
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é negativo e indireto em nível urbano.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é negativo e direto em nível urbano.
Impacto na Qualidade do Ar (QAR)
NeutraO impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é neutro em nível urbano.
Classificação
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Muito bom
O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é positivo e direto em nível urbano.
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Bom
O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é positivo e indireto em nível urbano.
-
Neutra
O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é neutro em nível urbano.
-
Ruim
O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é negativo e indireto em nível urbano.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é negativo e direto em nível urbano.
Impacto na Produção de Alimentos (PAL)
NeutraO impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é neutro.
Classificação
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Muito bom
O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é positivo e direto.
-
Bom
O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é positivo e indireto.
-
Neutra
O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é neutro.
-
Ruim
O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é negativo e indireto.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é negativo e direto.
Impacto na Biodiversidade (BIO)
NeutraO impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é neutro.
Classificação
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Muito bom
O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é positivo e direto.
-
Bom
O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é positivo e indireto.
-
Neutra
O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é neutro.
-
Ruim
O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é negativo e indireto.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é negativo e direto.
Impacto na Disponibilidade de Energia (ENE)
BomO impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é positivo e indireto.
Classificação
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Muito bom
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é positivo e direto.
-
Bom
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é positivo e indireto.
-
Neutra
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é neutro.
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Ruim
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é negativo e indireto.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é negativo e direto.
Impacto na Geração de Empregos (EMP)
Entre -0,01% e 0,01% ao anoA solução, uma vez implementada, tem impacto neutro sobre a geração de empregos.
Variação sobre empregos
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Superior a 0,03% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom na geração de empregos.
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Entre 0,02% e 0,03% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto bom na geração de empregos.
-
Entre -0,01% e 0,01% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto neutro sobre a geração de empregos.
-
Entre -0,02% e -0,03% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto ruim sobre a geração de empregos.
-
Inferior a -0,03% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito ruim sobre a geração de empregos.
Impacto no Crescimento Econômico (ECO)
Entre 0,02% e 0,04% ao anoA solução, uma vez implementada, tem impacto bom sobre a geração de PIB.
Variação sobre o PIB
-
Superior a 0,04% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom sobre a geração de PIB.
-
Entre 0,02% e 0,04% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto bom sobre a geração de PIB.
-
Entre -0,01% e 0,01% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto neutro sobre a geração de PIB.
-
Entre -0,02% e -0,04% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto ruim sobre a geração de PIB.
-
Inferior a -0,04% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito ruim sobre a geração de PIB.
Competitividade Local (CLC)
Superior a 0,05% ao anoA solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom sobre a produtividade dos fatores de produção.
Variação sobre a produtividade
-
Superior a 0,05% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom sobre a produtividade dos fatores de produção.
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Entre 0,02% e 0,05% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto bom sobre a produtividade dos fatores de produção.
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Entre -0,01% e 0,01% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto neutro sobre a produtividade dos fatores de produção.
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Entre -0,02% e -0,05% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto ruim sobre a produtividade dos fatores de produção.
-
Inferior a -0,05% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito ruim sobre a produtividade dos fatores de produção.
Aceitação Pública (ACE)
Se entre 80% e 90% positivasA aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é boa.
Intervalos de ocorrência por percepção
-
Se > 90% positivas
A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é muito boa.
-
Se entre 80% e 90% positivas
A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é boa.
-
Menor do que 80% positivas ou negativas e/ou maior que 50% neutras
A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é neutra.
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Se entre 80% e 90% negativas
A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é ruim.
-
Se >90% negativas
A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é muito ruim.
Arcabouço Regulatório (REG)
Maior ou igual a 8 instrumentos, políticas e programasA solução possui adesão muito alta ao arcabouço regulatório setorial vigente.
Adesão da solução ao arcabouço regulatório
-
Maior ou igual a 8 instrumentos, políticas e programas
A solução possui adesão muito alta ao arcabouço regulatório setorial vigente.
-
Entre 6 e 7 instrumentos, políticas e programas
A solução possui adesão alta ao arcabouço regulatório setorial vigente.
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Entre 4 e 5 instrumentos, políticas e programas
A solução possui adesão mediana ao arcabouço regulatório setorial vigente.
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Entre 2 e 3 instrumentos, políticas e programas
A solução possui adesão ruim ao arcabouço regulatório setorial vigente.
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Nenhum ou 1 instrumento, política e programas
A solução possui adesão muito ruim ao arcabouço regulatório setorial vigente.
Facilidade de Implementação e Acompanhamento das Soluções (IAS)
Muito bomA implantação e acompanhamento da solução tem muito baixo nível de complexidade.
Classificação
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Muito bom
A implantação e acompanhamento da solução tem muito baixo nível de complexidade.
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Bom
A implantação e acompanhamento da solução tem baixo nível de complexidade.
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Neutra
A implantação e acompanhamento da solução tem complexidade mediana.
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Ruim
A implantação e acompanhamento da solução é complexa.
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Muito ruim
A implantação e acompanhamento da solução é muito complexa.
Disponibilidade de Financiamento (DFI)
3A solução possui entre 10 e 14 mecanismos disponíveis para financiamento.
Nota no indicador
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5
A solução possui mais de 20 mecanismos disponíveis para financiamento.
-
4
A solução possui entre 15 e 19 mecanismos disponíveis para financiamento.
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3
A solução possui entre 10 e 14 mecanismos disponíveis para financiamento.
-
2
A solução possui entre 5 e 9 mecanismos disponíveis para financiamento.
-
1
A solução possui menos de 5 mecanismos disponíveis para financiamento.
Conheça a metodologia de ranqueamento de soluções neste link.
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