Artigo Soluções

ORGANIZACIONAL ou GESTÃO/MODELOS DE NEGÓCIO

Mecanismo de incentivo à circularidade de produtos têxteis

Mecanismo de incentivo à circularidade de produtos têxteis

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Reúso e reciclagem

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

Segundo relatório da fundação Ellen MacArthur, especialista em economia circular, as atividades da indústria têxtil emitem mais gases de efeito estufa do que todos os vôos internacionais do mundo. Ao propor soluções para a diminuição da geração de resíduos, trazemos iniciativas focadas no reaproveitamento desses materiais já produzidos, o que contribui para a redução de emissão de GEE, diminuindo os níveis de produção e de descarte através do reaproveitamento.


O consumidor compra a peça, usada ou nova da marca e a usa até atingir a finalidade de uso. Após o fim do seu uso, o consumidor tem a possibilidade de, ao invés de descartá-la, trocar essa peça usada em qualquer loja física da empresa, onde os funcionários irão comunicar o valor dela para revenda, e lava-lá também. O consumidor, ao vender, recebe crédito na loja para comprar peças usadas ou novas. Ou seja, remete a ações do setor no sentido de incentivar a adoção de preceitos da economia circular. Com isso, evita-se a disposição inadequada dos resíduos têxteis, gerando eficiência econômica por meio da coleta, tratamento e reaproveitamento dos produtos descartados. Trata-se, portanto, do reaproveitamento de roupas usadas, assim mitigando o prazo e efeitos do descarte das peças em aterros ou lixões.

poluição ambiental microplásticos economia circular resíduo têxtil upcycling

O Problema

O número de vezes que uma roupa é utilizada está caindo globalmente, comportamento que é ocasionado pela ascensão da Fast Fashion. Este padrão afeta negativamente as emissões de GEE, sobretudo relacionada ao consumo de eletricidade, que é a principal fonte de energia do setor têxtil. Mais que isso, acelera a geração de resíduos da cadeia produtiva, que podem ser destinados inadequadamente no meio ambiente. Nesse contexto, as empresas do setor podem rever o ciclo de uso de seus produtos implementando o serviço de coleta de roupas usadas. A empresa revende, utiliza como insumo ou destina para reciclagem.