Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução não contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
Trata-se de uma iniciativa de maior publicização do funcionamento do serviço de transporte público coletivo por ônibus, então não constitui diretamente um apoio à promoção de meio de transporte não poluente.
A solução tem como objetivo abordar formas de melhorar a mobilidade do cidadão a partir da provisão de acesso facilitado à informação. Esta informação, como é o caso da relação de linhas de ônibus que passam em determinados locais os horários e suas rotas, devem estar disponíveis por meio de qualquer canal de busca, tanto via tecnologia quanto via mobiliário urbano. As informações podem ser geradas pelas próprias empresas de ônibus, assim como pela participação colaborativa a partir dos próprios usuários. O uso de aplicativos são formas de facilitar a busca pelas linhas de ônibus, mas o uso do mobiliário urbano também pode servir de base para expor as informações relativas ao transporte coletivo do local. A iniciativa, neste sentido, pretende aumentar o poder de gestão sobre o sistema de transporte coletivo e, assim, incentivar seu uso. Uma das grandes dificuldades do uso do transporte coletivo no Brasil está no acesso a informações confiáveis e atuais sobre o funcionamento destes. Assim, a solução seria uma forma de estimular o uso de transporte público e reduzir a dependência do transporte motorizado individual para locomoção. A migração para o transporte coletivo tem o potencial de reduzir o alto fluxo de carros, reduzindo o congestionamento e a poluição associada a este uso.
O Problema
No Brasil, informações claras e transparentes sobre transporte público ainda são recentes, dada a própria precariedade do serviço, denotando o desafio de conciliar informações em tempo real com a própria constância do serviço - a exemplo de descontinuidade no oferecimento de linhas de ônibus e/ou frequência dos itinerários. Essa solução se inspira em iniciativas já consolidadas na América do Norte e Europa, em que a cultura da informação ao usuário de transporte coletivo já é bastante disseminada e confiável.
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