Artigo Estudos de Caso

Aplicativo Leve-me

Metodologia

Mobilidade

Mecanismos de acesso à informação de mobilidade coletiva

Brasil

São Paulo(SP)

É um aplicativo de mobilidade urbana para a cidade de São Paulo que traz todas as informações sobre os deslocamentos possíveis, com horários de ônibus, meios de transporte, informações sobre a rota, seja de ônibus, metrô, trem, bicicleta ou transporte privado. Permite ainda que o usuário do transporte público possa recarregar seu bilhete único por meio do aplicativo. Quando define o destino, o usuário do aplicativo recebe todas as rotas possíveis e as melhores opções para completar o trajeto, independente do modal escolhido. Tem condições de avaliar o tempo de deslocamento e o valor e, assim, escolher a melhor opção para o trajeto naquele momento. O aplicativo é uma solução bem completa e permite: - Buscar as linhas de ônibus, ver o trajeto e a localização dos ônibus em tempo real; - Marcar seus destinos favoritos facilitando buscas futuras; - Fazer um levantamento do trânsito ao seu redor; - No destino, dá dicas de atrações culturais do entorno; - Possui um mapa completo da rede de transporte com todas as estações de metrô e trem, bem como a situação em tempo real; - Previsão do tempo; - Consultar quanto custa alugar um carro, locais mais próximos para locação e disponibilidade; - Link de acesso ao Waze Carpool, onde é possível pegar carona e dividir custos de viagem; - Disponibiliza os pontos de aluguel de bicicleta e indica disponibilidade. O aplicativo está disponível para download no Google Play e na App Store. Possui um recurso de gameficação que permite o engajamento de usuários. Quanto mais a pessoa usa o aplicativo, apontando favoritos, contribuindo com informações, acessando promoções, entre outros, mais pontos ela ganha. Ao ganhar pontos, o usuário pode customizar seu avatar, competir com colegas no facebook, entre outras ações.

Custo para Implementação

Sem custos envolvidos

Não há custos para o usuário do aplicativo.

Desafios

  • Propicia o fácil acesso a diferentes locais e regiões da cidade.

  • Informações estão diretamente ligadas à qualidade do transporte público.

Motivação

O aplicativo foi desenvolvido como parte da solução para mobilidade urbana da cidade de São Paulo, que teve grande parte de seu mobiliário urbano atualizado, especialmente os pontos de ônibus, além de muitos pontos novos. Isto foi feito por meio da contratação de uma empresa terceirizada que ficou responsável pelo desenvolvimento, implementação e manutenção do mobiliário urbano que, em contrapartida, pode explorar comercialmente espaços para publicidade nos pontos de ônibus, totens e relógios públicos. Por um lado, o aplicativo gera informação para o usuário do transporte público e, de outro, a empresa responsável comercializa espaço publicitário também pelo app.

Contexto

O transporte público de massa é reconhecidamente falho em alguns dos serviços que presta, em especial, pela falta de informação sobre as linhas de ônibus, horários e rotas. Essa falta de informação muitas vezes faz com que o usuário do transporte público busque outros meios de transporte que, em grande parte acabam sendo os carros. O impacto é direto na mobilidade urbana, no trânsito e, consequentemente, no meio ambiente. Um transporte público de qualidade deve ter como premissa informações claras e objetivas para fácil acesso do usuário.