Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
Mecanismos de capacitação e comunicação em Mobilidade Urbana Sustentável podem auxiliar na redução das emissões de GEE pelo incentivo aos cidadãos em priorizar, quando possível, modais de transporte sustentável em detrimento do transporte individual, potencialmente reduzindo o consumo de combustíveis fósseis.
A solução abrange a elaboração de estratégia, planos ou programas de planejamento urbano integrado que abranjam ações de capacitação e comunicação sobre mobilidade sustentável nas cidades, como cursos e palestras voltados a professores ou ao público em geral, assim como campanhas informacionais, como o Maio Amarelo de conscientização sobre violência no trânsito. O conteúdo programático pode abranger temas como Estatuto das Cidades, Lei de Mobilidade Urbana, Pacto Nacional da Mobilidade, Transporte como direito social, Sistema Único da Mobilidade Urbana (SUM), Fontes de Custeio para Gratuidades no Transporte Público, Política de estacionamento e Planos de Mobilidade, entre outros. Além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas cidades, ações de capacitação e comunicação sobre mobilidade urbana sustentável também refletem positivamente na segurança viária, o que repercute em menos mortes e custos para o sistema de saúde.
O Problema
A decisão pelo modal de transporte a ser utilizado geralmente está muito associada ao tempo de deslocamento, o que em geral privilegia o uso de veículos motorizados. Além disso, em muitos lugares há um apelo cultural para os automóveis como símbolo de status social. Esses aspectos impactam a organização do espaço urbano, no qual veículos particulares ocupam grande parte da paisagem das cidades, cada vez mais saturadas. Esse panorama evidencia a necessidade de informar os cidadãos sobre os impactos do uso de veículos particulares e os benefícios da adoção de modais mais sustentáveis para transporte nas cidades, como transporte ativo ou micromobilidade elétrica. Nesse sentido, o emprego de ações de conscientização e capacitação, tal qual a qualificação de professores quanto ao tema, sobretudo da rede básica de ensino, é de grande relevância para orientar as gerações futuras sobre suas escolhas para se deslocarem nas cidades.
Compartilhe: