Artigo Estudos de Caso

Capacitação em mobilidade sustentável para professores da educação básica

Metodologia

Mobilidade

Mecanismos de capacitação e comunicação para Mobilidade Urbana Sustentável

Brasil

Rio de Janeiro(RJ)

Entre maio e junho de 2022, no âmbito da campanha de conscientização no trânsito do Maio Amarelo 2022, foi realizada a 4ª Jornada de Capacitação em Segurança Viária, Legislação, Educação para o Trânsito e Sustentabilidade para Docentes, tendo como público-alvo professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio, na cidade de Niterói. A capacitação foi realizada em quatro encontros, cada qual com um dos seguintes módulos: I- Legislação de trânsito e convivência social; II – Educação para o trânsito e transversalidade; III – Primeira infância, cidadania e integridade no trânsito e; IV – Saúde e sustentabilidade: emergências climáticas e a mobilidade urbana. Neste último módulo, foram apresentadas as causas e efeitos das mudanças do clima, destacando-se a importância do envolvimento das gestões em nível municipal no tema.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Informação não disponível

Desafios

  • As ações realizadas promovem a capacitação em mobilidade sustentável, a qual pode se replicar na sociedade.

Motivação

O objetivo do evento de capacitação foi o de explorar as múltiplas dimensões do tema de mobilidade urbana junto aos técnicos municipais, partindo de uma perspectiva multidisciplinar. De acordo com o Secretário de Clima da cidade, o engajamento de professores nas discussões sobre mudança do clima é fundamental, sobretudo para levar o assunto para discussão nas salas de aula que hoje formam as gerações futuras (PREFEITURA DE NITERÓI, 2022).

Contexto

Niterói é uma cidade localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro. Antiga capital do Rio de Janeiro, antes da fusão entre o estado do Rio de Janeiro com o estado da Guanabara, a cidade de 500 mil habitantes possui o maior índice de desenvolvimento humano do estado. Com uma atividade econômica pujante baseada em serviços, comércio e atividades industriais associadas à cadeia de óleo e gás, além de um grande potencial turístico oriundo de suas belas praias e obras arquitetônicas, incluindo o Museu de Arte Contemporânea, famoso projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, a cidade vem recebendo nos últimos anos importantes volumes de investimentos no setor produtivo e imobiliário. Em 2019, a Prefeitura de Niterói tornou-se o primeiro governo municipal do Brasil a instituir uma secretaria municipal de clima, para tratar exclusivamente de ações locais de mitigação e adaptação às mudanças climáticas (IBGE, 2022; CARAVELA, 2022; GUITARRARA, 2021; PREFEITURA DE NITERÓI, 2022).