Artigo Soluções

PROCESSO ou METODOLOGIA

Mecanismos de incentivo à geração solar fotovoltaica distribuída

Mecanismos de incentivo à geração solar fotovoltaica distribuída

Energia

Energia limpa e renovável

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

O sistema de Net metering incentiva a penetração de mini e micro geração distribuída renovável. Existem dois benefícios que podem ser destacados no que diz respeito à redução da emissão de GEE: (i) A geração distribuída reduz as perdas técnicas no sistema de distribuição e de transmissão, minimizando a geração centralizada, a qual é quase 20% formada por geração térmica não renovável. Isto contribui indiretamente com a diminuição de GEE por parte da geração elétrica; (ii) A geração distribuída incentivada pelo sistema de net metering é essencialmente geração renovável, principalmente FV na micro geração.


No Brasil, tem-se crescentemente adotado políticas de incentivo à implementação e expansão de sistemas fotovoltaicos (FV), incluindo a geração distribuída (GD) de pequeno porte. O Net Metering, ou Sistema de Compensação de Energia, é um mecanismo em que a energia excedente gerada pela unidade consumidora com micro e minigeração é injetada na rede da distribuidora, a qual funciona como uma bateria, armazenando essa "sobra" de eletricidade. Quando a energia injetada for maior que a consumida, o consumidor receberá um crédito em energia (kWh) a ser utilizado para abater o consumo em outro posto tarifário (para consumidores com tarifa horária) ou na fatura dos meses subsequentes. Outro mecanismo de remuneração pela geração solar fotovoltaica distribuída que pode ser utilizado em ambiente urbano é a Feed In Tariff (FIT). A FIT permite que o proprietário de sistemas fotovoltaicos comercialize seu excedente de energia produzida ao injetá-la na rede de distribuição, recebendo uma quantia em dinheiro por cada kWh produzido. Neste caso, o proprietário pode vender a quantidade de energia que quiser, não sendo limitado pelo seu consumo, ao contrário do que ocorre com o Net Metering. Sistemas de geração FV distribuída permitem uma economia da conta de energia elétrica superior a 90%, ou mesmo geração de renda associada aos mecanismos citados. Além disso, contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa e aumento da eficiência energética associada à geração de eletricidade. Finalmente, permite ampliar o acesso da população a fontes modernas de energia, assim como aumenta a resiliência do Sistema Interligado Nacional (SIN) de geração elétrica à mudança do clima.

Geração distribuída Mini geração Energia solar Net metering Feed In Tariff

O Problema

O uso de fontes de energia renovável e limpa tem entre seus objetivos reduzir as emissões de gases de efeito estufa, provenientes sobretudo do uso massivo de combustíveis fósseis, de modo a frear o aumento da temperatura global e seus riscos para a vida terrestre, marinha, seus ecossistemas e para a própria humanidade. Além disso, tarifas de energia elétrica elevadas contribuem para um aumento significativo da conta de energia elétrica de diversos setores da sociedade, aumentando os custos das famílias e diminuindo a margem de lucro de setores comerciais, entre outros. Mecanismos de incentivo à geração solar fotovoltaica distribuída tem sido crescentemente adotados, em nível urbano, para lidar com esta problemática.