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ORGANIZACIONAL ou GESTÃO/MODELOS DE NEGÓCIO

Mecanismos de política pública para descarbonização da economia: Imposto de emissões

Mecanismos de política pública para descarbonização da economia: Imposto de emissões

Energia

Descarbonização energética

Informações Gerais
Indicadores de Desempenho
Referências e Anexos

Porte das cidades

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Regiões do Brasil

Solução aplicável em:

  • Região Norte
  • Região Nordeste
  • Região Centro-Oeste
  • Região Sudeste
  • Região Sul

Indicadores de desempenho

Visão geral:

  • Competitividade Local (CLC)
  • Nível de Maturidade da Solução (SRL)
  • Impacto na Qualidade do Ar (QAR)
  • Impacto no Crescimento Econômico (ECO)
  • Facilidade de Implementação e Acompanhamento das Soluções (IAS)
  • Nível de Aplicabilidade da Solução (NAS)
  • Vulnerabilidade Climática (VCL)
  • Impacto na Disponibilidade de Água (AGU)
  • Impacto na Produção de Alimentos (PAL)
  • Impacto na Biodiversidade (BIO)
  • Impacto na Geração de Empregos (EMP)
  • Arcabouço Regulatório (REG)
  • Impacto na Disponibilidade de Energia (ENE)
  • Aceitação Pública (ACE)
  • Disponibilidade de Financiamento (DFI)
  • Potencial de Mitigação de Emissões de GEE (MIT)

Nível de Maturidade da Solução (SRL)

8

Solução disponível para aquisição no mercado ou replicação, com aplicações ainda restritas em âmbito nacional.

Nível SRL

  • 9

    Solução amplamente disseminada, com inúmeras aplicações urbanas em nível nacional e internacional.

  • 8

    Solução disponível para aquisição no mercado ou replicação, com aplicações ainda restritas em âmbito nacional.

  • 6 e 7

    A solução possui aplicações urbanas pontuais em escala piloto.

  • 4 e 5

    A solução se encontra em estágio de desenvolvimento em ambiente laboratorial.

  • 1, 2 e 3

    Solução em estágio de desenvolvimento conceitual.

Nível de Aplicabilidade da Solução (NAS)

8 a 10

A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível mediano de aplicabilidade urbana no Brasil.

Pontuação final da solução

  • 14 a 15

    A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível muito bom de aplicabilidade urbana no Brasil.

  • 11 a 13

    A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível bom de aplicabilidade urbana no Brasil.

  • 8 a 10

    A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível mediano de aplicabilidade urbana no Brasil.

  • 5 a 7

    A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível ruim de aplicabilidade urbana no Brasil.

  • 3 a 4

    A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível muito ruim de aplicabilidade urbana no Brasil.

Potencial de Mitigação de Emissões de GEE (MIT)

Igual ou menor do que 5%

A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões muito baixo.

Potencial de mitigação

  • Igual ou maior que 20%

    A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões muito alto.

  • Entre 15 e 19%

    A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões alto.

  • Entre 10 e 14%

    A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões mediano.

  • Entre 6 e 9%

    A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões baixo.

  • Igual ou menor do que 5%

    A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões muito baixo.

Vulnerabilidade Climática (VCL)

Neutra

O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é considerado neutro.

Classificação

  • Muito bom

    O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é positivo, direto e aumenta a capacidade de adaptação ao clima em nível urbano.

  • Bom

    O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é positivo e indireto.

  • Neutra

    O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é considerado neutro.

  • Ruim

    O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é negativo e indireto.

  • Muito ruim

    O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é negativo, direto e diminui a capacidade de adaptação ao clima em nível urbano.

Impacto na Disponibilidade de Água (AGU)

Neutra

O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é neutro em nível urbano.

Classificação

  • Muito bom

    O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é positivo e direto em nível urbano.

  • Bom

    O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é positivo e indireto em nível urbano.

  • Neutra

    O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é neutro em nível urbano.

  • Ruim

    O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é negativo e indireto em nível urbano.

  • Muito ruim

    O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é negativo e direto em nível urbano.

Impacto na Qualidade do Ar (QAR)

Bom

O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é positivo e indireto em nível urbano.

Classificação

  • Muito bom

    O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é positivo e direto em nível urbano.

  • Bom

    O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é positivo e indireto em nível urbano.

  • Neutra

    O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é neutro em nível urbano.

  • Ruim

    O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é negativo e indireto em nível urbano.

  • Muito ruim

    O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é negativo e direto em nível urbano.

Impacto na Produção de Alimentos (PAL)

Neutra

O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é neutro.

Classificação

  • Muito bom

    O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é positivo e direto.

  • Bom

    O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é positivo e indireto.

  • Neutra

    O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é neutro.

  • Ruim

    O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é negativo e indireto.

  • Muito ruim

    O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é negativo e direto.

Impacto na Biodiversidade (BIO)

Neutra

O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é neutro.

Classificação

  • Muito bom

    O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é positivo e direto.

  • Bom

    O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é positivo e indireto.

  • Neutra

    O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é neutro.

  • Ruim

    O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é negativo e indireto.

  • Muito ruim

    O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é negativo e direto.

Impacto na Disponibilidade de Energia (ENE)

Ruim

O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é negativo e indireto.

Classificação

  • Muito bom

    O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é positivo e direto.

  • Bom

    O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é positivo e indireto.

  • Neutra

    O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é neutro.

  • Ruim

    O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é negativo e indireto.

  • Muito ruim

    O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é negativo e direto.

Impacto na Geração de Empregos (EMP)

Entre -0,01% e 0,01% ao ano

A solução, uma vez implementada, tem impacto neutro sobre a geração de empregos.

Variação sobre empregos

  • Superior a 0,03% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom na geração de empregos.

  • Entre 0,02% e 0,03% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto bom na geração de empregos.

  • Entre -0,01% e 0,01% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto neutro sobre a geração de empregos.

  • Entre -0,02% e -0,03% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto ruim sobre a geração de empregos.

  • Inferior a -0,03% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto muito ruim sobre a geração de empregos.

Impacto no Crescimento Econômico (ECO)

Entre 0,02% e 0,04% ao ano

A solução, uma vez implementada, tem impacto bom sobre a geração de PIB.

Variação sobre o PIB

  • Superior a 0,04% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom sobre a geração de PIB.

  • Entre 0,02% e 0,04% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto bom sobre a geração de PIB.

  • Entre -0,01% e 0,01% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto neutro sobre a geração de PIB.

  • Entre -0,02% e -0,04% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto ruim sobre a geração de PIB.

  • Inferior a -0,04% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto muito ruim sobre a geração de PIB.

Competitividade Local (CLC)

Superior a 0,05% ao ano

A solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom sobre a produtividade dos fatores de produção.

Variação sobre a produtividade

  • Superior a 0,05% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom sobre a produtividade dos fatores de produção.

  • Entre 0,02% e 0,05% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto bom sobre a produtividade dos fatores de produção.

  • Entre -0,01% e 0,01% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto neutro sobre a produtividade dos fatores de produção.

  • Entre -0,02% e -0,05% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto ruim sobre a produtividade dos fatores de produção.

  • Inferior a -0,05% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto muito ruim sobre a produtividade dos fatores de produção.

Aceitação Pública (ACE)

Se entre 80% e 90% negativas

A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é ruim.

Intervalos de ocorrência por percepção

  • Se > 90% positivas

    A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é muito boa.

  • Se entre 80% e 90% positivas

    A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é boa.

  • Menor do que 80% positivas ou negativas e/ou maior que 50% neutras

    A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é neutra.

  • Se entre 80% e 90% negativas

    A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é ruim.

  • Se >90% negativas

    A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é muito ruim.

Arcabouço Regulatório (REG)

Entre 4 e 5 instrumentos, políticas e programas

A solução possui adesão mediana ao arcabouço regulatório setorial vigente.

Adesão da solução ao arcabouço regulatório

  • Maior ou igual a 8 instrumentos, políticas e programas

    A solução possui adesão muito alta ao arcabouço regulatório setorial vigente.

  • Entre 6 e 7 instrumentos, políticas e programas

    A solução possui adesão alta ao arcabouço regulatório setorial vigente.

  • Entre 4 e 5 instrumentos, políticas e programas

    A solução possui adesão mediana ao arcabouço regulatório setorial vigente.

  • Entre 2 e 3 instrumentos, políticas e programas

    A solução possui adesão ruim ao arcabouço regulatório setorial vigente.

  • Nenhum ou 1 instrumento, política e programas

    A solução possui adesão muito ruim ao arcabouço regulatório setorial vigente.

Facilidade de Implementação e Acompanhamento das Soluções (IAS)

Bom

A implantação e acompanhamento da solução tem baixo nível de complexidade.

Classificação

  • Muito bom

    A implantação e acompanhamento da solução tem muito baixo nível de complexidade.

  • Bom

    A implantação e acompanhamento da solução tem baixo nível de complexidade.

  • Neutra

    A implantação e acompanhamento da solução tem complexidade mediana.

  • Ruim

    A implantação e acompanhamento da solução é complexa.

  • Muito ruim

    A implantação e acompanhamento da solução é muito complexa.

Disponibilidade de Financiamento (DFI)

2

A solução possui entre 5 e 9 mecanismos disponíveis para financiamento.

Nota no indicador

  • 5

    A solução possui mais de 20 mecanismos disponíveis para financiamento.

  • 4

    A solução possui entre 15 e 19 mecanismos disponíveis para financiamento.

  • 3

    A solução possui entre 10 e 14 mecanismos disponíveis para financiamento.

  • 2

    A solução possui entre 5 e 9 mecanismos disponíveis para financiamento.

  • 1

    A solução possui menos de 5 mecanismos disponíveis para financiamento.

Porte das cidades

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Regiões do Brasil

Solução aplicável em:

  • Região Norte
  • Região Nordeste
  • Região Centro-Oeste
  • Região Sudeste
  • Região Sul

Indicadores de desempenho

Visão geral:

  • Competitividade Local (CLC)
  • Nível de Maturidade da Solução (SRL)
  • Nível de Aplicabilidade da Solução (NAS)
  • Impacto na Qualidade do Ar (QAR)
  • Impacto na Geração de Empregos (EMP)
  • Impacto no Crescimento Econômico (ECO)
  • Facilidade de Implementação e Acompanhamento das Soluções (IAS)
  • Vulnerabilidade Climática (VCL)
  • Impacto na Disponibilidade de Água (AGU)
  • Impacto na Produção de Alimentos (PAL)
  • Impacto na Biodiversidade (BIO)
  • Arcabouço Regulatório (REG)
  • Disponibilidade de Financiamento (DFI)
  • Impacto na Disponibilidade de Energia (ENE)
  • Aceitação Pública (ACE)
  • Potencial de Mitigação de Emissões de GEE (MIT)

Nível de Maturidade da Solução (SRL)

8

Solução disponível para aquisição no mercado ou replicação, com aplicações ainda restritas em âmbito nacional.

Nível SRL

  • 9

    Solução amplamente disseminada, com inúmeras aplicações urbanas em nível nacional e internacional.

  • 8

    Solução disponível para aquisição no mercado ou replicação, com aplicações ainda restritas em âmbito nacional.

  • 6 e 7

    A solução possui aplicações urbanas pontuais em escala piloto.

  • 4 e 5

    A solução se encontra em estágio de desenvolvimento em ambiente laboratorial.

  • 1, 2 e 3

    Solução em estágio de desenvolvimento conceitual.

Nível de Aplicabilidade da Solução (NAS)

11 a 13

A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível bom de aplicabilidade urbana no Brasil.

Pontuação final da solução

  • 14 a 15

    A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível muito bom de aplicabilidade urbana no Brasil.

  • 11 a 13

    A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível bom de aplicabilidade urbana no Brasil.

  • 8 a 10

    A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível mediano de aplicabilidade urbana no Brasil.

  • 5 a 7

    A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível ruim de aplicabilidade urbana no Brasil.

  • 3 a 4

    A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível muito ruim de aplicabilidade urbana no Brasil.

Potencial de Mitigação de Emissões de GEE (MIT)

Igual ou menor do que 5%

A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões muito baixo.

Potencial de mitigação

  • Igual ou maior que 20%

    A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões muito alto.

  • Entre 15 e 19%

    A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões alto.

  • Entre 10 e 14%

    A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões mediano.

  • Entre 6 e 9%

    A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões baixo.

  • Igual ou menor do que 5%

    A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões muito baixo.

Vulnerabilidade Climática (VCL)

Neutra

O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é considerado neutro.

Classificação

  • Muito bom

    O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é positivo, direto e aumenta a capacidade de adaptação ao clima em nível urbano.

  • Bom

    O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é positivo e indireto.

  • Neutra

    O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é considerado neutro.

  • Ruim

    O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é negativo e indireto.

  • Muito ruim

    O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é negativo, direto e diminui a capacidade de adaptação ao clima em nível urbano.

Impacto na Disponibilidade de Água (AGU)

Neutra

O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é neutro em nível urbano.

Classificação

  • Muito bom

    O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é positivo e direto em nível urbano.

  • Bom

    O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é positivo e indireto em nível urbano.

  • Neutra

    O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é neutro em nível urbano.

  • Ruim

    O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é negativo e indireto em nível urbano.

  • Muito ruim

    O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é negativo e direto em nível urbano.

Impacto na Qualidade do Ar (QAR)

Bom

O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é positivo e indireto em nível urbano.

Classificação

  • Muito bom

    O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é positivo e direto em nível urbano.

  • Bom

    O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é positivo e indireto em nível urbano.

  • Neutra

    O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é neutro em nível urbano.

  • Ruim

    O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é negativo e indireto em nível urbano.

  • Muito ruim

    O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é negativo e direto em nível urbano.

Impacto na Produção de Alimentos (PAL)

Neutra

O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é neutro.

Classificação

  • Muito bom

    O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é positivo e direto.

  • Bom

    O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é positivo e indireto.

  • Neutra

    O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é neutro.

  • Ruim

    O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é negativo e indireto.

  • Muito ruim

    O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é negativo e direto.

Impacto na Biodiversidade (BIO)

Neutra

O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é neutro.

Classificação

  • Muito bom

    O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é positivo e direto.

  • Bom

    O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é positivo e indireto.

  • Neutra

    O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é neutro.

  • Ruim

    O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é negativo e indireto.

  • Muito ruim

    O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é negativo e direto.

Impacto na Disponibilidade de Energia (ENE)

Ruim

O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é negativo e indireto.

Classificação

  • Muito bom

    O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é positivo e direto.

  • Bom

    O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é positivo e indireto.

  • Neutra

    O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é neutro.

  • Ruim

    O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é negativo e indireto.

  • Muito ruim

    O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é negativo e direto.

Impacto na Geração de Empregos (EMP)

Entre 0,02% e 0,03% ao ano

A solução, uma vez implementada, tem impacto bom na geração de empregos.

Variação sobre empregos

  • Superior a 0,03% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom na geração de empregos.

  • Entre 0,02% e 0,03% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto bom na geração de empregos.

  • Entre -0,01% e 0,01% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto neutro sobre a geração de empregos.

  • Entre -0,02% e -0,03% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto ruim sobre a geração de empregos.

  • Inferior a -0,03% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto muito ruim sobre a geração de empregos.

Impacto no Crescimento Econômico (ECO)

Entre 0,02% e 0,04% ao ano

A solução, uma vez implementada, tem impacto bom sobre a geração de PIB.

Variação sobre o PIB

  • Superior a 0,04% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom sobre a geração de PIB.

  • Entre 0,02% e 0,04% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto bom sobre a geração de PIB.

  • Entre -0,01% e 0,01% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto neutro sobre a geração de PIB.

  • Entre -0,02% e -0,04% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto ruim sobre a geração de PIB.

  • Inferior a -0,04% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto muito ruim sobre a geração de PIB.

Competitividade Local (CLC)

Superior a 0,05% ao ano

A solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom sobre a produtividade dos fatores de produção.

Variação sobre a produtividade

  • Superior a 0,05% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom sobre a produtividade dos fatores de produção.

  • Entre 0,02% e 0,05% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto bom sobre a produtividade dos fatores de produção.

  • Entre -0,01% e 0,01% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto neutro sobre a produtividade dos fatores de produção.

  • Entre -0,02% e -0,05% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto ruim sobre a produtividade dos fatores de produção.

  • Inferior a -0,05% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto muito ruim sobre a produtividade dos fatores de produção.

Aceitação Pública (ACE)

Se entre 80% e 90% negativas

A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é ruim.

Intervalos de ocorrência por percepção

  • Se > 90% positivas

    A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é muito boa.

  • Se entre 80% e 90% positivas

    A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é boa.

  • Menor do que 80% positivas ou negativas e/ou maior que 50% neutras

    A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é neutra.

  • Se entre 80% e 90% negativas

    A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é ruim.

  • Se >90% negativas

    A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é muito ruim.

Arcabouço Regulatório (REG)

Entre 4 e 5 instrumentos, políticas e programas

A solução possui adesão mediana ao arcabouço regulatório setorial vigente.

Adesão da solução ao arcabouço regulatório

  • Maior ou igual a 8 instrumentos, políticas e programas

    A solução possui adesão muito alta ao arcabouço regulatório setorial vigente.

  • Entre 6 e 7 instrumentos, políticas e programas

    A solução possui adesão alta ao arcabouço regulatório setorial vigente.

  • Entre 4 e 5 instrumentos, políticas e programas

    A solução possui adesão mediana ao arcabouço regulatório setorial vigente.

  • Entre 2 e 3 instrumentos, políticas e programas

    A solução possui adesão ruim ao arcabouço regulatório setorial vigente.

  • Nenhum ou 1 instrumento, política e programas

    A solução possui adesão muito ruim ao arcabouço regulatório setorial vigente.

Facilidade de Implementação e Acompanhamento das Soluções (IAS)

Bom

A implantação e acompanhamento da solução tem baixo nível de complexidade.

Classificação

  • Muito bom

    A implantação e acompanhamento da solução tem muito baixo nível de complexidade.

  • Bom

    A implantação e acompanhamento da solução tem baixo nível de complexidade.

  • Neutra

    A implantação e acompanhamento da solução tem complexidade mediana.

  • Ruim

    A implantação e acompanhamento da solução é complexa.

  • Muito ruim

    A implantação e acompanhamento da solução é muito complexa.

Disponibilidade de Financiamento (DFI)

3

A solução possui entre 10 e 14 mecanismos disponíveis para financiamento.

Nota no indicador

  • 5

    A solução possui mais de 20 mecanismos disponíveis para financiamento.

  • 4

    A solução possui entre 15 e 19 mecanismos disponíveis para financiamento.

  • 3

    A solução possui entre 10 e 14 mecanismos disponíveis para financiamento.

  • 2

    A solução possui entre 5 e 9 mecanismos disponíveis para financiamento.

  • 1

    A solução possui menos de 5 mecanismos disponíveis para financiamento.

Porte das cidades

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Regiões do Brasil

Solução aplicável em:

  • Região Norte
  • Região Nordeste
  • Região Centro-Oeste
  • Região Sudeste
  • Região Sul

Indicadores de desempenho

Visão geral:

  • Nível de Maturidade da Solução (SRL)
  • Competitividade Local (CLC)
  • Nível de Aplicabilidade da Solução (NAS)
  • Impacto na Qualidade do Ar (QAR)
  • Impacto no Crescimento Econômico (ECO)
  • Arcabouço Regulatório (REG)
  • Facilidade de Implementação e Acompanhamento das Soluções (IAS)
  • Vulnerabilidade Climática (VCL)
  • Impacto na Disponibilidade de Água (AGU)
  • Impacto na Produção de Alimentos (PAL)
  • Impacto na Biodiversidade (BIO)
  • Impacto na Geração de Empregos (EMP)
  • Disponibilidade de Financiamento (DFI)
  • Impacto na Disponibilidade de Energia (ENE)
  • Aceitação Pública (ACE)
  • Potencial de Mitigação de Emissões de GEE (MIT)

Nível de Maturidade da Solução (SRL)

9

Solução amplamente disseminada, com inúmeras aplicações urbanas em nível nacional e internacional.

Nível SRL

  • 9

    Solução amplamente disseminada, com inúmeras aplicações urbanas em nível nacional e internacional.

  • 8

    Solução disponível para aquisição no mercado ou replicação, com aplicações ainda restritas em âmbito nacional.

  • 6 e 7

    A solução possui aplicações urbanas pontuais em escala piloto.

  • 4 e 5

    A solução se encontra em estágio de desenvolvimento em ambiente laboratorial.

  • 1, 2 e 3

    Solução em estágio de desenvolvimento conceitual.

Nível de Aplicabilidade da Solução (NAS)

11 a 13

A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível bom de aplicabilidade urbana no Brasil.

Pontuação final da solução

  • 14 a 15

    A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível muito bom de aplicabilidade urbana no Brasil.

  • 11 a 13

    A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível bom de aplicabilidade urbana no Brasil.

  • 8 a 10

    A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível mediano de aplicabilidade urbana no Brasil.

  • 5 a 7

    A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível ruim de aplicabilidade urbana no Brasil.

  • 3 a 4

    A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível muito ruim de aplicabilidade urbana no Brasil.

Potencial de Mitigação de Emissões de GEE (MIT)

Igual ou menor do que 5%

A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões muito baixo.

Potencial de mitigação

  • Igual ou maior que 20%

    A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões muito alto.

  • Entre 15 e 19%

    A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões alto.

  • Entre 10 e 14%

    A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões mediano.

  • Entre 6 e 9%

    A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões baixo.

  • Igual ou menor do que 5%

    A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões muito baixo.

Vulnerabilidade Climática (VCL)

Neutra

O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é considerado neutro.

Classificação

  • Muito bom

    O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é positivo, direto e aumenta a capacidade de adaptação ao clima em nível urbano.

  • Bom

    O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é positivo e indireto.

  • Neutra

    O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é considerado neutro.

  • Ruim

    O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é negativo e indireto.

  • Muito ruim

    O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é negativo, direto e diminui a capacidade de adaptação ao clima em nível urbano.

Impacto na Disponibilidade de Água (AGU)

Neutra

O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é neutro em nível urbano.

Classificação

  • Muito bom

    O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é positivo e direto em nível urbano.

  • Bom

    O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é positivo e indireto em nível urbano.

  • Neutra

    O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é neutro em nível urbano.

  • Ruim

    O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é negativo e indireto em nível urbano.

  • Muito ruim

    O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é negativo e direto em nível urbano.

Impacto na Qualidade do Ar (QAR)

Bom

O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é positivo e indireto em nível urbano.

Classificação

  • Muito bom

    O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é positivo e direto em nível urbano.

  • Bom

    O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é positivo e indireto em nível urbano.

  • Neutra

    O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é neutro em nível urbano.

  • Ruim

    O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é negativo e indireto em nível urbano.

  • Muito ruim

    O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é negativo e direto em nível urbano.

Impacto na Produção de Alimentos (PAL)

Neutra

O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é neutro.

Classificação

  • Muito bom

    O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é positivo e direto.

  • Bom

    O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é positivo e indireto.

  • Neutra

    O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é neutro.

  • Ruim

    O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é negativo e indireto.

  • Muito ruim

    O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é negativo e direto.

Impacto na Biodiversidade (BIO)

Neutra

O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é neutro.

Classificação

  • Muito bom

    O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é positivo e direto.

  • Bom

    O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é positivo e indireto.

  • Neutra

    O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é neutro.

  • Ruim

    O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é negativo e indireto.

  • Muito ruim

    O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é negativo e direto.

Impacto na Disponibilidade de Energia (ENE)

Ruim

O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é negativo e indireto.

Classificação

  • Muito bom

    O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é positivo e direto.

  • Bom

    O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é positivo e indireto.

  • Neutra

    O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é neutro.

  • Ruim

    O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é negativo e indireto.

  • Muito ruim

    O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é negativo e direto.

Impacto na Geração de Empregos (EMP)

Entre -0,01% e 0,01% ao ano

A solução, uma vez implementada, tem impacto neutro sobre a geração de empregos.

Variação sobre empregos

  • Superior a 0,03% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom na geração de empregos.

  • Entre 0,02% e 0,03% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto bom na geração de empregos.

  • Entre -0,01% e 0,01% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto neutro sobre a geração de empregos.

  • Entre -0,02% e -0,03% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto ruim sobre a geração de empregos.

  • Inferior a -0,03% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto muito ruim sobre a geração de empregos.

Impacto no Crescimento Econômico (ECO)

Entre 0,02% e 0,04% ao ano

A solução, uma vez implementada, tem impacto bom sobre a geração de PIB.

Variação sobre o PIB

  • Superior a 0,04% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom sobre a geração de PIB.

  • Entre 0,02% e 0,04% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto bom sobre a geração de PIB.

  • Entre -0,01% e 0,01% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto neutro sobre a geração de PIB.

  • Entre -0,02% e -0,04% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto ruim sobre a geração de PIB.

  • Inferior a -0,04% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto muito ruim sobre a geração de PIB.

Competitividade Local (CLC)

Superior a 0,05% ao ano

A solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom sobre a produtividade dos fatores de produção.

Variação sobre a produtividade

  • Superior a 0,05% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom sobre a produtividade dos fatores de produção.

  • Entre 0,02% e 0,05% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto bom sobre a produtividade dos fatores de produção.

  • Entre -0,01% e 0,01% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto neutro sobre a produtividade dos fatores de produção.

  • Entre -0,02% e -0,05% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto ruim sobre a produtividade dos fatores de produção.

  • Inferior a -0,05% ao ano

    A solução, uma vez implementada, tem impacto muito ruim sobre a produtividade dos fatores de produção.

Aceitação Pública (ACE)

Se entre 80% e 90% negativas

A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é ruim.

Intervalos de ocorrência por percepção

  • Se > 90% positivas

    A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é muito boa.

  • Se entre 80% e 90% positivas

    A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é boa.

  • Menor do que 80% positivas ou negativas e/ou maior que 50% neutras

    A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é neutra.

  • Se entre 80% e 90% negativas

    A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é ruim.

  • Se >90% negativas

    A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é muito ruim.

Arcabouço Regulatório (REG)

Entre 6 e 7 instrumentos, políticas e programas

A solução possui adesão alta ao arcabouço regulatório setorial vigente.

Adesão da solução ao arcabouço regulatório

  • Maior ou igual a 8 instrumentos, políticas e programas

    A solução possui adesão muito alta ao arcabouço regulatório setorial vigente.

  • Entre 6 e 7 instrumentos, políticas e programas

    A solução possui adesão alta ao arcabouço regulatório setorial vigente.

  • Entre 4 e 5 instrumentos, políticas e programas

    A solução possui adesão mediana ao arcabouço regulatório setorial vigente.

  • Entre 2 e 3 instrumentos, políticas e programas

    A solução possui adesão ruim ao arcabouço regulatório setorial vigente.

  • Nenhum ou 1 instrumento, política e programas

    A solução possui adesão muito ruim ao arcabouço regulatório setorial vigente.

Facilidade de Implementação e Acompanhamento das Soluções (IAS)

Bom

A implantação e acompanhamento da solução tem baixo nível de complexidade.

Classificação

  • Muito bom

    A implantação e acompanhamento da solução tem muito baixo nível de complexidade.

  • Bom

    A implantação e acompanhamento da solução tem baixo nível de complexidade.

  • Neutra

    A implantação e acompanhamento da solução tem complexidade mediana.

  • Ruim

    A implantação e acompanhamento da solução é complexa.

  • Muito ruim

    A implantação e acompanhamento da solução é muito complexa.

Disponibilidade de Financiamento (DFI)

3

A solução possui entre 10 e 14 mecanismos disponíveis para financiamento.

Nota no indicador

  • 5

    A solução possui mais de 20 mecanismos disponíveis para financiamento.

  • 4

    A solução possui entre 15 e 19 mecanismos disponíveis para financiamento.

  • 3

    A solução possui entre 10 e 14 mecanismos disponíveis para financiamento.

  • 2

    A solução possui entre 5 e 9 mecanismos disponíveis para financiamento.

  • 1

    A solução possui menos de 5 mecanismos disponíveis para financiamento.

Conheça a metodologia de ranqueamento de soluções neste link.