Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
A combustão de biomassa é considerada neutra em carbono porque as florestas geridas de forma sustentável funcionam como um sumidouro líquido de dióxido de carbono da atmosfera. O carbono liberado durante a combustão da biomassa retorna à atmosfera, mas é compensado pelo sequestro de carbono realizado pelas lavouras.
A geração de energia elétrica a partir da biomassa se dá através da combustão desse insumo e utilização do calor em um sistema de geração termelétrico. É possível utilizar diversas fontes de biomassa nesse processo, tais como bagaço de cana, lenha, pellets de madeira, entre outras. O calor liberado pela queima da biomassa é usado para produzir vapor que movimenta uma turbina e o gerador à ela acoplado. Uma vez que o calor rejeitado pelo exausto da turbina ainda possui uma temperatura elevada, ele pode ser recuperado e utilizado em outras aplicações. No ambiente urbano, podem ser instaladas usinas de biomassa para operação como micro (< 75 kW) ou minigeração distribuída (75 kW - 5 MW). Usinas de geração distribuída a partir de biomassa podem suprir o consumo de eletricidade de diversos setores no ambiente urbano. Esse tipo de geração é particularmente interessante para indústrias que tem a biomassa como co-produto de sua produção, como pode ocorrer na indústria de alimentos, papel e celulose. Nesses casos, a biomassa, além de gerar energia elétrica para a planta, produz calor para os processos industriais, permitindo maior aproveitamento energético da biomassa e tornando a operação industrial mais eficiente. Ademais, constitui-se em solução de geração elétrica menos intensiva em carbono relativamente à baseada em combustíveis fósseis.
O Problema
Cerca de 85% da geração elétrica nacional é baseada em fontes renováveis de energia, que geralmente apresentam custo de produção inferior à eletricidade proveniente de base fóssil. Contudo, o custo de geração não se traduz, necessariamente, em acesso a fontes modernas de energia, como é o caso eletricidade oriunda das fontes solar fotovoltaica, eólica e de biomassas. Em particular, tem-se observado nos últimos anos uma precarização no acesso à energia, sobretudo em regiões urbanas e periurbanas com elevada desigualdade social. Nesse contexto, o incentivo à adoção da solução pode endereçar a problemática relativa ao acesso de energia, também se constituindo em opção de geração de renda no caso da produção de excedente de eletricidade.
Compartilhe: