Artigo Estudos de Caso

Tees Renewable Energy Plant

Metodologia

Energia

Micro e minigeração distribuída a biomassa

Grã-Bretanha (Reino Unido, UK)

North Yorkshire()

Segundo a UK Ernergy (2019), o governo do Reino Unido se comprometeu a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 80% até 2050. Para isso, elementos do sistema de energia do país devem produzir emissões negativas - ou seja, devem remover da atmosfera mais carbono do que emitem. A produção e o consumo de biomassa, especialmente quando combinados com a captura e armazenamento de carbono, oferecem uma alternativa para o Reino Unido alcançar emissões negativas. Rotas de baixo custo para reduções de 80% nas emissões de gases de efeito estufa preveem cerca de 130 TWh por ano de energia fornecida por fontes de bioenergia. Isso equivale a aproximadamente 10% da demanda total de energia do Reino Unido em 2050.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Estima-se que o investimento do projeto atinja £ 650m (US$ 1 bilhão), que será parcialmente financiado por financiamento da Comissão Europeia. O Macquarie Capital, o Macquarie’s Commodities and Financial Markets Group e a Ernst & Young estão apoiando a MGT Power para obter os fundos necessários.

Desafios

  • Este tipo de medida aumenta a independência em relação aos combustíveis fósseis.

  • Este tipo de projeto ajudará a garantir eletricidade aos consumidores do Reino Unido.

Contexto

O projeto ocupa uma área de 14 ha e está localizado a aproximadamente 5 km a leste de Middlesbrough e a 6 km a oeste de Redcar, em uma área industrial zoneada adjacente a Teesport, Teesside, no Reino unido. O distrito de Redcar & Cleveland é uma área de autoridade unitária de North Yorkshire, no nordeste da Inglaterra, que consiste em Redcar, Saltburn-by-the-Sea, Guisborough e pequenas cidades como Brotton, Eston, Skelton e Loftus. Possui uma população residente de quase 137.000 habitantes (2018), uma área de 244.8 km2 e densidade populacional aproximada de 560/km2.