Artigo Soluções

ORGANIZACIONAL ou GESTÃO/MODELOS DE NEGÓCIO

Monitoramento de eficiência hídrica em Unidades de Saúde

Monitoramento de eficiência hídrica em Unidades de Saúde

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Uso eficiente e responsável da água

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

Os protótipos de edificações visam demonstrar tecnologias de baixo custo e sustentáveis a partir das pesquisas desenvolvidas no PISAC, definindo novos padrões para processos e produtos da cadeia produtiva da indústria da construção. Portanto, quando se aumenta a capacidade de desenvolvimento de conhecimento e inovação, será possível que o país passe da posição de absorvedor de tecnologias de uso e reuso da água para uma posição de produtor de tecnologia e conhecimento.


Esta solução consiste em um método de monitoramento do uso da água em edificações de instituições de saúde. Para tanto, a metodologia parte de uma investigação sobre os sentidos da água em diferentes segmentos profissionais no atendimento à saúde para compreender melhor a visão sobre a água e sua escassez junto a profissionais de lavanderia, profissionais de cozinha, profissionais que executam os banhos técnicos em pacientes e, finalmente, mecanismos de lavagem e escoamento de água em instituições de saúde para assim desenvolver metodologias e tecnologias para a redução do consumo de água. Vale destacar que esta metodologia está sendo desenvolvida dentro do Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído - PISAC, um empreendimento integrante do Parque de Ciência e Tecnologia da UnB – PCTec, tendo sido finalizado o projeto executivo da unidade demonstrativa.

Recursos hídricos Monitoramento Eficiência

O Problema

A arquitetura das instituições de saúde considera água tratada como um recurso abundante e não se atem nas possibilidades de reuso e de captação de água da chuva. Ademais, unidades localizadas em áreas urbanas sob crescente escassez hídrica podem enfrentar problemas de abastecimento, assim potencialmente aumentando a vulnerabilidade da população ao serviço de saúde.