Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
A maioria dos veículos de célula de combustível é classificada como veículos de emissões zero que emitem apenas água e calor.
Ônibus que utilizam uma célula de combustível de hidrogênio na geração de eletricidade para a movimentação do motor. Ônibus de hidrogênio têm vantagens significativas em comparação com outros ônibus de emissão zero, como faixa de direção superior e curto tempo de reabastecimento. Esses benefícios permitem que os ônibus movidos a hidrogênio sejam operados em rotas mais longas e com maior utilização. A adoção de veículos movidos à célula de combustível demonstra os muitos usos práticos e benefícios ambientais do hidrogênio para uma sociedade livre de carbono.
O Problema
A inclusão dos princípios da sustentabilidade nos transportes públicos é um dos desafios fundamentais do século XXI. Boa parte do material rodante no transporte coletivo ainda usa tecnologias baseadas no consumo de combustíveis fósseis. No contexto brasileiro, os ônibus movidos a diesel ainda têm um peso muito grande, e os investimentos recentes em transporte público reforçam esse padrão. A frota de veículos movidos à combustíveis fósseis é uma das principais responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa nas cidades brasileiras, acarretando em problemas como poluição do ar e suas consequências negativas na saúde da população. A adoção de práticas e tecnologias sustentáveis é imprescindível para romper com esse padrão dominante.
Compartilhe: