Artigo Estudos de Caso

Sora - Ônibus Movido a Hidrogênio - Tóquio - Japão

Metodologia

Mobilidade

Ônibus elétricos a célula combustível a hidrogênio

()

O estudo de caso tem como base o ônibus de célula de combustível desenvolvido pela empresa Toyota, cuja intenção é introduzir mais de 100 veículos deste modelo na área metropolitana de Tóquio até os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2020. Para o desenvolvimento do ônibus foi utilizado o Sistema Toyota de Células de Combustível (TFCS), feito para o veículo particular elétrico de célula de combustível Mirai (FCEV). Essa tecnologia oferece um desempenho ambiental superior sem emissões de CO2 ou Substâncias de Interferência (SoC) emitidas durante a operação. O Sora usa duas pilhas de combustível de 114kW e dois motores elétricos de 113kW, 335Nm, com 10 tanques de hidrogênio de alta pressão que oferecem 600 litros de capacidade de hidrogênio, e é equipado com um sistema de fornecimento de energia externa de alta capacidade, fornecendo uma saída máxima de 9kW e 235kWh. Isso permite que o barramento seja usado como fonte de energia de emergência. Por exemplo, ele pode alimentar locais de evacuação, como ginásios de escolas e centros comunitários, por cerca de cinco dias, com luzes acesas durante seis horas por dia (50 kWh por dia) (Word Press, 2018).

Custo para Implementação

Informação não disponível

Trata-se de uma iniciativa empresarial.

Desafios

  • Mais uma opção de transporte coletivo. Uma virtual substituição dos ônibus tradicionais por um modelo como esse pode significar um fator de atração para o transporte coletivo, convertendo viagens individuais em coletivas.

  • Oito câmeras de alta definição montadas dentro e fora do veículo detectam pedestres e ciclistas ao redor do ônibus, proporcionando um campo de visão do sistema de câmeras de apoio. Além disso, o ônibus conta com uma função de controle de aceleração, que suprime a aceleração repentina e permite uma aceleração suave de paradas completas em consideração à segurança dos passageiros em pé.

  • O Sistema Toyota de Células de Combustível (TFCS) foi aproveitado para obter alto desempenho ambiental sem emissões de CO2 ou de Substâncias de Interesse (SoC) quando em operação, bem como proporcionar conforto tranquilo com vibração mínima.

  • O Sistema Toyota de Células de Combustível (TFCS) foi aproveitado para obter alto desempenho ambiental sem emissões de CO2 ou de Substâncias de Interesse (SoC) quando em operação, bem como proporcionar conforto tranquilo com vibração mínima.

  • As cidades podem se tornar atraentes para moradores e visitantes ao adotar serviços modernos, ambientalmente limpos e seguros.

Contexto

A inclusão dos princípios da sustentabilidade nos transportes públicos é um dos principais desafios do século XXI. Boa parte do material rodante no transporte coletivo usa tecnologias baseadas no consumo de combustíveis fósseis. No contexto brasileiro, os ônibus movidos a diesel ainda têm um peso muito grande e os investimentos recentes em transporte público reforçam esse padrão. A adoção de práticas e tecnologias sustentáveis é imprescindível para romper com esse padrão dominante. Nesse contexto, eletrificação no setor de transporte aparece como uma importante alternativa.