Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
Ao diminuir o número de veículos movidos à queima de combustíveis fósseis.
Esta solução consiste na conversão de rua comum em passeio exclusivo para pedestres e tem como base uma remodelação urbanística com forte apelo estético e artístico. É uma solução de priorização de pedestres e proporciona espaços para que as pessoas transitem de maneira livre e segura. Pode ser implementadas em diferentes áreas críticas da cidade onde se observa intenso fluxo de pessoas e graves problemas de mobilidade motorizada. Vale destacar que este tipo de inciativa se difere, em função da exclusividade ao pedestre, das "Ruas Integrais", espaços urbanos que tem como objetivo incluir todos os usuários e que promovem mobilidade e segurança para pedestres, ciclistas, usuários de transporte coletivo e motoristas. Esta solução contribui para a redução dos níveis de poluição do ar e sonora.
O Problema
Considerando que o desenho das grandes cidades tende a ser desenvolvido com foco de grande circulação de veículos motorizados, a aplicação de táticas urbanas voltadas para a conversão de ruas comuns em passeios exclusivos para pedestres representa uma iniciativa inovadora que busca ressignificar os atributos tradicionalmente endereçados ao espaço público. A questão se torna ainda mais importante em função da necessidade de promover a segurança viária, dado o quadro grave de altos índices de ocorrências fatais envolvendo pedestres e outros agentes mais vulneráveis do trânsito, como ciclistas. Esse tipo de solução não resolve todos os problemas relacionados à circulação dos cidadãos, mas pode, no entanto, ser considerada uma porta de entrada para construir cidades mais agradáveis e, sobretudo, mais seguras para os pedestres.
Compartilhe: