Artigo Soluções

ORGANIZACIONAL ou GESTÃO/MODELOS DE NEGÓCIO

Passeio urbano exclusivo para pedestre

Passeio urbano exclusivo para pedestre

Mobilidade

Mobilidade não-motorizada

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

Ao diminuir o número de veículos movidos à queima de combustíveis fósseis.


Esta solução consiste na conversão de rua comum em passeio exclusivo para pedestres e tem como base uma remodelação urbanística com forte apelo estético e artístico. É uma solução de priorização de pedestres e proporciona espaços para que as pessoas transitem de maneira livre e segura. Pode ser implementadas em diferentes áreas críticas da cidade onde se observa intenso fluxo de pessoas e graves problemas de mobilidade motorizada. Vale destacar que este tipo de inciativa se difere, em função da exclusividade ao pedestre, das "Ruas Integrais", espaços urbanos que tem como objetivo incluir todos os usuários e que promovem mobilidade e segurança para pedestres, ciclistas, usuários de transporte coletivo e motoristas. Esta solução contribui para a redução dos níveis de poluição do ar e sonora.

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O Problema

Considerando que o desenho das grandes cidades tende a ser desenvolvido com foco de grande circulação de veículos motorizados, a aplicação de táticas urbanas voltadas para a conversão de ruas comuns em passeios exclusivos para pedestres representa uma iniciativa inovadora que busca ressignificar os atributos tradicionalmente endereçados ao espaço público. A questão se torna ainda mais importante em função da necessidade de promover a segurança viária, dado o quadro grave de altos índices de ocorrências fatais envolvendo pedestres e outros agentes mais vulneráveis do trânsito, como ciclistas. Esse tipo de solução não resolve todos os problemas relacionados à circulação dos cidadãos, mas pode, no entanto, ser considerada uma porta de entrada para construir cidades mais agradáveis e, sobretudo, mais seguras para os pedestres.