Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa e renovável. Ao contrário dos combustíveis fósseis, o processo de geração de energia elétrica a partir da energia solar não emite dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de carbono (CO2) - todos gases poluentes com efeitos nocivos à saúde humana e que contribuem para o aquecimento global.
A instalação de painéis solares individuais em ambiente urbano, sobretudo em edifícios comerciais e residenciais, é bastante dificultada em face à densidade construtiva. A solução persianas inteligentes conjuga o aproveitamento da geração elétrica, a partir da energia solar, ao sombreamento de interiores para minimizar a demanda por resfriamento. Em geral, as persianas são fabricadas em alumínio e contam com painéis solares, sendo instaladas externamente à edificação. A energia gerada pode ser enviada para a rede elétrica ou para um sistema de armazenamento de energia (baterias), sendo possível controlar todo o sistema por aplicativos instalados em telefones celulares. A possibilidade de geração de energia solar por meio de persianas faz com que mais consumidores possam aderir à geração de energia limpa e renovável. Além de gerar energia, as persianas também possuem outras características inteligentes, tal como a abertura e fechamento automático, considerando a luminosidade, de forma a aumentar a eficiência energética da edificação.
O Problema
Nas últimas décadas, cresceu no mundo a busca por fontes de energia renováveis, tanto pelo risco de diminuição das reservas de combustíveis fósseis, maiores responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa (GEE), como pela crescente preocupação com as mudanças climáticas. Em ambientes urbanos, de forma geral, significativa parcela da população habita em prédios e edifícios e a instalação de painéis solares individuais para geração de energia limpa possui um maior nível de dificuldade pela questão espacial. Neste sentido, uma possibilidade de ampliação destas formas de captação de energia seria por meio de persianas inteligentes.
Compartilhe: