Artigo Estudos de Caso

Persianas inteligentes da SolarGaps

Metodologia

Energia

Persianas Inteligentes

Estados Unidos

California()

A empresa SolarGaps está desenvolvendo uma nova geração de persianas, tanto para lares quanto para empresas. O acessório, que tradicionalmente tem sido usado por questões de privacidade e para impedir ou favorecer a entrada de luz, agora possui a capacidade de gerar energia através das células fotovoltaicas que compõem as persianas. Esta solução também tem um recurso que permite monitorar e controlar as persianas. Além de reduzir custos derivados da climatização em 40%, as persianas possuem um sistema para ajustar o ângulo dos painéis solares. Assim, a persiana pode seguir a posição do sol e absorver tanta energia quanto possível. Contudo, o posicionamento também pode ser definido de forma manual, criando uma sombra completa ou uma iluminação parcial. Estas persianas podem ser controladas através do smartphone, Google Home, Amazon ou Alexa. Por enquanto, é possível encontrar este tipo de persianas no tamanho XS (81 cm por 91 ou 91 X 91), até o tamanho XXL, disponível em 3 opções: 152cm x 213cm, 182cm × 183cm e 183cm × 213cm. Também existem cortinas inteligentes de 5 ou 10 metros quadrados, próprias para escritórios.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Este projeto ainda se encontra na fase de protótipo, e está a procura de patrocínio através do site de crowdfounding Kickstarter para obter os fundos necessários e iniciar a produção em escala.

Desafios

  • As persianas têm como principais vantagens o aumento da eficiência energética e a geração de energia limpa e renovável.

  • As persianas tem como principais vantagens o aumento da eficiência energética e a geração de energia limpa e renovável.

Contexto

A empresa SolarGaps, embora tenha origem ucraniana, também possui sede na cidade de São Francisco, quarta cidade mais populosa do estado da Califórnia e a 13ª mais populosa dos Estados Unidos, com uma população aproximada de 1 milhão de habitantes, abrangendo uma área de 121 km². A cidade tem uma economia diversificada, com uma ampla gama de serviços profissionais, incluindo serviços financeiros, turismo e (cada vez mais) de alta tecnologia. Está localizada na costa oeste dos Estados Unidos, no extremo norte da Península de São Francisco e inclui trechos significativos do Oceano Pacífico e da Baía de São Francisco dentro de seus limites. As falhas de Santo André e Hayward são responsáveis por grande atividade sísmica, embora não passem diretamente através da própria cidade. São Francisco está cercada por água. Seu clima é muito influenciado pelas correntes frias do Oceano Pacífico. Em geral, o clima da cidade é ameno na maior parte do ano, caracterizado por um clima temperado mediterrânico, com verões relativamente quentes e invernos relativamente frios. A temperatura média no inverno é de 10°C, e a temperatura média no verão é de 15°C.