Artigo Soluções

BENS E SERVIÇOS

Plastic Road: Pavimentação urbana

Plastic Road: Pavimentação urbana

Ambiente Construído

Economia circular

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

A reutilização do plástico e reinserção deste material na cadeia produtiva evita sua destinação ao descarte, evitando sua queima (incineração), que é altamente poluente ao meio ambiente e à atmosfera. Além disso, são eliminadas as emissões de gás carbônico provenientes da utilização de asfalto e concreto na pavimentação.


A solução consiste na utilização de peças modulares pré-fabricadas de plástico reciclado como material para a pavimentação urbana - as peças possuem, em sua composição, 70% de plástico e podem ser instaladas rapidamente em qualquer local do mundo. Destaca-se que as peças modulares são leves e possuem alta resistência às ações das intempéries, além de serem facilmente permeabilizadas, de maneira a drenar a água da chuva para dentro do solo, evitando inundações. O material plástico dos módulos permite que as peças sejam vazadas; o espaço vazio do interior dos módulos permite diversas utilizações para aprimorar a funcionalidade da pavimentação urbana. São essas: armazenamento temporário de águas pluviais em caso de precipitações muito fortes e/ou duradouras; passagem de cabos de eletricidade e canos para água, evitando a escavação da terra e consequentes danos ao solo, além de facilitar a manutenção, instalação de sensores e até mesmo a instalação de pontos de recarga para veículos elétricos. A reutilização do plástico e reinserção deste material na cadeia produtiva evita sua destinação inadequada no meio ambiente. Além disso, são eliminadas as emissões de gás carbônico provenientes da utilização de asfalto e concreto na pavimentação.

Pavimentação Reciclagem Plástico reciclado Pré-fabricação

O Problema

Os materiais comumente utilizados para a pavimentação urbana (asfalto e concreto) possuem processos de extração e produção de alto impacto ambiental e emitem altos níveis de gases de efeito estufa - a pavimentação em asfalto e concreto é responsável pela emissão anual de 1,5 toneladas de CO2, equivalente a 2% da emissão global provinda do setor de transportes. São, também, inadequados em termos de resistência às intempéries e ao impacto mecânico, abrindo facilmente buracos nas ruas e as tornando menos acessíveis. Além disso, por não serem materiais de tão fácil manuseio quanto outros (como o plástico, por exemplo), são mais difíceis de se desenvolverem novas técnicas de permeabilização do material - a impermeabilidade do asfalto e concreto sobrecarrega o sistema de drenagem urbana, causando inundações. A utilização do plástico reciclado como matéria-prima para a pavimentação urbana, além de se adequar melhor às dificuldades citadas, também contribui para a reinserção do plástico na cadeia produtiva, estimulando uma economia circular e diminuindo a geração de resíduos - sobretudo de resíduos plásticos, que, no Brasil, correspondem anualmente a 11,3 milhões de toneladas (segundo dados levantados pelo WWF Brasil em 2019), das quais apenas 1,28% é efetivamente reciclado. Ou seja, mais de 11,1 milhões de toneladas de plástico são destinadas ao descarte por ano, levando de 200 a 600 anos para se decomporem no meio ambiente, tornando o Brasil o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo.