Artigo Estudos de Caso

Ciclovia pré-fabricada de plástico reciclado em Zwolle, Países Baixos.

Metodologia

Ambiente Construído

Plastic Road: Pavimentação urbana

Holanda

Overissel()

A cidade de Zwolle, nos Países Baixos, recebeu em setembro de 2018 a primeira ciclovia existente pré-fabricada de plástico reciclado - que está, atualmente, ainda em fase de teste. Surgiu como uma resposta às novas demandas do mercado em relação à pavimentação urbana: sustentabilidade, redução da poluição sonora, drenagem urbana e prolongamento da vida útil. O objetivo é que o processo de fabricação e implantação seja o mais circular possível; a ciclovia possui 30 metros de comprimento compostos pela quantidade de plástico reciclado equivalente a 218.000 copos descartáveis; é composta por módulos pré-fabricados vazados no interior, por onde passam cabos elétricos, canos de água e sensores que medem a temperatura, o peso suportado e o número de bicicletas que trafegam, criando, também, a primeira ciclovia inteligente ("smart bike path") do mundo. O trajeto foi implantado no centro da cidade de Zwolle, paralela à linha de trem, para que seja regularmente utilizada e gere resultados mais precisos.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Os custos de fabricação e implantação da Plastic Road foram compartilhados entre os três parceiros privados criadores (KWS, Wavin e Total), o governo da província de Overissel e o governo municipal de Zwolle.

Desafios

  • A não utilização de asfalto e concreto como materiais de pavimentação urbana impede a emissão de gás carbônico desses materiais.

  • A utilização de plástico reciclado como material para a fabricação da ciclovia reinsere o plástico que seria descartada na cadeia produtiva, estimulando uma economia circular na cidade.

  • A ciclovia é fabricada em plástico reciclado, estimulando a prática da reciclagem.

  • A Plastic Road permite que as águas pluviais sejam drenadas por meio da porosidade da superfície e sejam temporariamente estocadas no vão interno dos módulos.

Contexto

Zwolle é uma cidade de porte médio (população de 120 mil pessoas) localizada no leste dos Países Baixos, sendo a capital da província de Overissel. Se encontra em uma região de clima temperado (tal como a totalidade dos Países Baixos), mas possui invernos mais severos devido à distância da costa oceânica. A cidade existe há 1300 anos e possui, portanto, uma malha urbana e identidade local bastante consolidadas. Isso não foi, entretanto, um obstáculo à implantação da Plastic Road, devido ao caráter dos Países Baixos de valorização e alto investimento em aplicação de soluções sustentáveis.